Tempo de Leitura: 4 minutos

5 características essenciais para um bom profissional

Veja as características decisivas para ganhar confiança no ambiente de trabalho e se tornar um ótimo profissional

Produzido por Yuri Micheletti

Na busca por colaboradores capacitados, o mercado de trabalho tem se tornado mais exigente a cada ano. Por isso, é sempre importante buscar o desenvolvimento profissional para fazer brilhar os olhos dos recrutadores.

Comunicação, cooperação, proatividade, criatividade e organização são algumas das características que podem te fazer um ótimo profissional no mercado de trabalho. Quer saber mais sobre elas? Então confira o artigo! 👇

  • A arte da boa comunicação 
  • A capacidade de trabalhar em equipe
  • Proatividade, mais do que uma palavra bonita
  • O exercício da criatividade
  • O caminho organização

1. A arte da boa comunicação

A boa comunicação é uma das características que pode fazer diferença em qualquer situação da vida cotidiana, e no ambiente profissional não é diferente. E, não se engane, quando se fala em comunicação, não estamos entrando no mérito de ser mais ou menos extroversão, mas sim se a pessoa consegue trocar informações com clareza e assertividade, além de saber qual é o momento certo para tocar em determinado assunto.

Ter uma boa comunicação desenvolvida ajuda a melhorar diversos aspectos da organização, entre eles:

  • A qualidade da relação com colegas, gestores e clientes
  • A compreensão de informações repassadas entre áreas
  • Evitar retrabalho por falhas de comunicação

No livro “Desenvolvendo Competências Consistentes”, por exemplo, isso já é pontuado. O autor Paul C. Green afirma que “um estilo de comunicação que é respeitoso e tático pode refletir uma declaração de valores de uma organização”.

2. A capacidade de trabalhar em equipe

Além de ajudar a organização, a capacidade de trabalhar em equipe é essencial para melhorar a convivência entre os profissionais. Assim, todo mundo sai ganhando!

Ao unir mais de uma pessoa para trabalhar em prol de um objetivo, as diversas qualidades e experiências destas contribuem para que o projeto ou tarefa seja realizada de forma mais rápida e eficiente.

Junto a isso, o trabalho em equipe também contribui para o compartilhamento de experiências entre colaboradores. Por esse motivo, várias organizações procuram por pessoas que tenham um traço forte de cooperação.

Mas, como comprovar isso em uma entrevista de emprego, por exemplo? Cite momentos e projetos específicos em que você teve participação ativa e colaborativa, fale quais as dificuldades que aconteceram e como você auxiliou a superá-las coletivamente.   

3. Proatividade, mais do que uma palavra bonita

Sabemos que todo mundo sempre fala dela quando o tema é soft skills, mas ela é muito mais do que uma palavra pronta no currículo. Isso mesmo, estamos falando dela: a proatividade. Qualidade relacionada à iniciativa para a resolução de problemas e tarefas.

Com iniciativa própria para começar atividades, colaboradores proativos conseguem evitar diversas situações negativas com antecedência.

Sabe quando você percebe que o projeto em equipe não está alavancando, pois o seu colega está atolado de tarefas e não consegue dar andamento na sua parte? Em uma situação dessa, a pessoa proativa oferece ajuda ou indica soluções para o problema, buscando esforços para que este seja resolvido.

A proatividade mostra o interesse e a importância que o profissional dá em realizar determinada atividade. Isso faz com que tanto a empresa quanto os seus colegas tenham confiança em você e ajude a desenvolver um senso de liderança.

Além disso, ser proativo na busca por novas soluções também dá espaço para que a criatividade aflore, já que você é quem está liderando a busca por aquele resultado! E falando nela…

4. O exercício da criatividade

A criatividade é a capacidade de imaginar, criar e propor soluções de forma inovadora. Sendo assim, uma característica “coringa” para qualquer local de trabalho, já que é essencial para a resolução de problemas.

Mas não apenas isso, a criatividade também é essencial para promover um ambiente de trabalho mais produtivo. Um profissional criativo tende a desenvolver novas ideias constantemente e olhar o seu entorno de forma diferenciada, o que aumenta a sua chance de sucesso na empresa.

E, ao contrário do senso comum, ser criativo não é apenas um “dom”, mas pode ser exercitado. Existem diversas dinâmicas que nos fazem ativar esse lado do pensamento. 

Resolver problemas de lógica, ler livros de fantasia, imaginar desenhos a partir de formas da paisagem cotidiana – vale tudo para fortalecer a mente!

5. O caminho da organização

Uma pessoa organizada é aquela que consegue colocar tanto as suas atividades quanto o espaço em que trabalha em ordem, de forma que consiga cumprir seus objetivos mais facilmente.

A organização é uma característica que ajuda qualquer pessoa a se planejar, e assim estabelecer caminhos para atingir determinados objetivos, independente deles serem de curto, médio ou longo prazo. Além disso, contribui para que o profissional não perca seu tempo e finalize as atividades com eficiência.

Quer mais dicas de organização e produtividade? Aqui listamos algumas ferramentas, que usamos aqui no Laboratório Bridge, e podem ajudar a construir ainda mais o seu foco.  


No blog do Laboratório Bridge você vai poder encontrar diversos conteúdos que também vão contribuir para que você se torne um profissional melhor.

Curtiu aprender com o Bridge? Então continue nos acompanhando para conferir novos conteúdos!

@laboratóriobridge no Instagram 😉

Você pode se interessar por:


O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da gestão pública,  com parcerias firmadas com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Educação.

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Posts Relacionados

Shopping Basket