Tempo de Leitura: 5 minutos

Como aumentar a produtividade individual no home office?

Confira as dicas de produtividade usadas na rotina real dos bridgers, com indicações de ferramentas, métodos e muito mais

Produzido por Marina Soares

Com mais tempo para as atividades, maior facilidade na comunicação entre membros das equipes e muitas outras vantagens, o home office se tornou o principal modelo de trabalho de inúmeras grandes empresas. E trabalhar de casa virou o sonho de muita gente! Afinal, a liberdade de trabalhar de qualquer lugar é apenas uma das vantagens desse modelo. 

Mas, ao trabalhar de casa, surgem desafios que nunca havíamos lidado antes; aquelas pequenas distrações que só o trabalho remoto proporciona. Então como manter a produtividade individual no home office?

No artigo de hoje, vamos falar sobre o conceito de produtividade, técnicas de organização e produtividade individual que são utilizadas de verdade pelos colaboradores dentro da nossa organização. Vem com a gente!

O termo da moda (mas bem além do senso comum)

Não é por acaso que a produtividade está em alta: essa é a capacidade de realizar o máximo de trabalho com o mínimo de recursos necessários. Ou seja, super importante para o ambiente corporativo.

É importante lembrar que a pessoa produtiva não é sinônimo de rapidez a todo segundo, só fazendo mais coisas em menos tempo. Afinal de contas, somos humanos, não máquinas. 😉

A produtividade é como uma balança: é importante equilibrar o tempo de trabalho com a quantidade ou qualidade do que é desenvolvido. Seja qual for o objetivo, ter em mente a produtividade como uma aliada do crescimento é fundamental.

O que importa de verdade é ter a capacidade de observar os processos, organizá-los para ter maior qualidade ou quantidade e pôr a mão na massa. É seguir uma hierarquia de prioridades, disponibilidade e disposição.

Ou seja, produtividade tem tudo a ver com planejamento de tarefas!

Produtividade individual

Quando falamos de trabalho em equipe, às vezes esquecemos que cada membro é uma pessoa única, e que toda produtividade coletiva começa com o indivíduo! 

Por isso, utilizamos diversas técnicas e ferramentas virtuais para promover a organização individual, que por sua vez se reflete em um time mais alinhado, organizado e, claro, produtivo. Vem conhecer! 👇

  • Checklists diários

Organizar a semana e dividir as atividades em tarefas diárias é ótimo para quem precisa desenvolver vários projetos ao mesmo tempo ou com prazos curtos. 

Diversas equipes do Bridge fazem da seguinte forma: todos os dias, um bot envia uma mensagem automática para o grupo de mensagens da equipe no Slack, perguntando quais são as atividades diárias de cada um.

Imagem 1: dispositivo de disparo de mensagens automáticas do Slack, programa utilizado no Bridge como workspace virtual

Então, ao iniciar o turno de trabalho, a primeira atividade de cada um é desenvolver a lista de tarefas e compartilhar para que toda a equipe esteja ciente das atividades de todos. Quase como uma daily, só que assíncrona, adaptável ao horário de trabalho de cada um. 

Olha só um exemplo:

Imagem 2: exemplo de lista de atividades do checklist diário

  • Google Agenda

O Google Agenda é uma mão na roda para a organização individual e das equipes! Além da possibilidade de criar eventos e reuniões com toda a equipe, o Agenda também tem diversas outras funções.

Você pode adicionar lembretes para horas exatas, criar eventos e tarefas recorrentes, registrar seu horário de trabalho, se trabalhará em casa ou no escritório em determinado dia, checar agendas de outros colegas de trabalho e muito mais. 

Na equipe de Comunicação do Bridge, a agenda também serve de calendário de publicações nas redes sociais. Essa pode ser vista e modificada por todos da equipe!

Imagem 3: Exemplo de utilização da agenda em conjunto

  • Cards individuais no Trello

O Trello já é famoso para quem trabalha em equipes e precisa organizar tarefas, porém, ele também é ótimo para organização individual!

No Núcleo de Gestão, por exemplo, em todo início de Sprint nós criamos os cards/tarefas que serão desenvolvidas naquele espaço de tempo para a equipe. E, também, os cards individuais, que ficam disponíveis para todos verem. 

Também adicionamos pontuações nos cards, para termos noção de quão difícil ou demorada será a tarefa descrita. Essa pontuação serve também para comentar e, se necessário, ajustar a carga de trabalho da equipe nas Sprint Planning e Retrospectivas. 

Imagem 4: captura de tela do Trello da equipe de Comunicação do Bridge, com cards individuais, pontuações e etiquetas.

  • Ferramentas para foco e distribuição de tempo

Além de organizar e classificar as atividades por prioridade, algumas ferramentas podem auxiliar no foco e distribuição de tempo.

O método Pomodoro, por exemplo, é um ótimo aliado para isso. Por meio de ciclos de tempos de foco alternados com relaxamento, o método pomodoro permite que os tempos de trabalho e pausa sejam bem distribuídos e cumpridos. Tudo isso dá uma baita ajuda na produtividade!

#DicaDaBridger: a extensão “Marinara”, disponível para o Google Chrome, é uma ótima ferramenta para isso. O software é gratuito e permite que cada usuário utilize como achar melhor!

Para quem curte ouvir música enquanto trabalha, mas se perde cantando e não consegue se concentrar, a dica de agora é valiosa! As músicas “Lo-Fi” (diminutivo de Low Fidelity), são ótimas para curtir um som e trabalhar com prazer.

#DicaDaBridger: no spotify, o Lofi Fruits Musics é uma boa pedida. Com hits conhecidos tocados em uma pegada mais calma e instrumental, é impossível não curtir o trabalho.


E aí, depois de todas essas dicas, é só se organizar e curtir o home office, seja da sua casa, de outro país ou de onde quiser! 😎🏖️

Curtiu aprender com o Bridge? Então continue nos acompanhando para conferir novos conteúdos!

@laboratóriobridge no Instagram 😉

Você pode se interessar por:


O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Posts Relacionados

Shopping Basket