Aprenda a criar anotações eficientes
Conheça métodos e ferramentas que vão ajudar a aumentar a eficiência das suas anotações
Produzido por Ana Bernardini, Duda Furtado e Júlia Duarte
Quando você precisa anotar algo, escreve com papel e caneta ou já salva direto no celular? E quando precisa dessa anotação, você consegue encontrar facilmente? Hoje, vamos te mostrar que existem técnicas para tornar esse hábito mais eficaz e não deixar mais seus registros se perderem por aí.
Quer aprender como colocar isso em prática? Com nossas dicas, você vai sair pronto para melhorar suas anotações 👇
- Os benefícios de uma boa anotação
- Conheça os métodos de anotação
- Transforme tomar notas em hábito
- Ferramentas que podem facilitar as anotações
Os benefícios de uma boa anotação
Registramos uma ideia quando temos o intuito de aprender ou lembrar de uma informação. Mas se erramos alguns detalhes, uma anotação pode não resultar nisso.
Quantas vezes você escreveu algo e quando voltou para olhar não lembrava o contexto daquela informação? Ou escreveu tudo muito bem, mas se perdeu nos milhares de outros arquivos do celular ou da gaveta do escritório?
Uma anotação eficiente:
- Torna mais fácil absorver o conteúdo
- Traz compreensão real das informações
- É útil, e não apenas preenche espaço
- Permite insights na conexão entre assuntos diferentes
Conheça os métodos de anotação
Com tanta informação disponível o tempo todo, existem alguns métodos que você pode aplicar para conseguir registrar as mais importantes.
- Segundo cérebro – Conceito utilizado pelo autor Tiago Forte para se referir a necessidade de um sistema privado de armazenamento das informações, organizadas para um fácil acesso e entendimento quando for preciso. Essa organização permite novas associações entre as ideias de maneira adaptada, para que as anotações façam sentido para você mesmo no futuro. O uso de ferramentas é um exemplo desse método – e vamos falar de algumas delas no último tópico.
- Zettelkästen – Parece difícil de falar, mas é fácil de aplicar! A palavra em alemão significa caixa de notas. O método vai contra a forma padrão de fazer anotações, pois o objetivo não é só armazenar as informações, mas criar uma conexão entre elas. Algumas dicas baseadas na técnica são:
-Escrever com suas próprias palavras;
-Organizá-las através do contexto onde a ideia pode ser aplicada, não pelo assunto;
-Para não ser esquecer a ideia, anotar de maneira provisória e depois transformar em uma nota permanente;
-Escolher um título breve e único para facilitar a busca.
Para se aprofundar mais, vale procurar pelo livro How to Take Smart Notes do pesquisador Sönke Ahrens. A obra está disponível apenas em alemão, inglês ou espanhol.
Transforme tomar notas em hábito
Para anotações eficientes é importante pensar que qualidade é melhor que quantidade. Não precisa anotar tudo, o ideal é transformar as ideias de um jeito que seja possível absorver o conteúdo e ele continue sendo útil a qualquer momento. Alguns conteúdos vão exigir mais detalhes para sua compreensão, mas a regra geral é que quanto mais claro e conciso, melhor. Outros, terão mais dúvidas do que respostas, então anote junto o que você ainda não compreendeu.
Como utilizado pelo método Zettelkästen, uma dica para tornar as anotações um hábito mais eficaz é anotar a ideia assim que ela surge. Para isso, use ferramentas no seu celular, um aplicativo de mensagem ou um caderninho e uma caneta.
Outra dica é pensar como aquela anotação vai agregar na sua vida, seja em uma experiência profissional, pessoal, acadêmica ou para lazer. Assim, o interesse por aquela ideia aumenta. E que tal usar esse conhecimento? Ao anotar ideias, a execução também faz parte da compreensão, então vale colocar o assunto em prática.
Ferramentas que podem facilitar as anotações
Para colocar em prática todas as dicas, vale anotar onde for mais fácil para você. O importante é não esquecer de registrar! As ferramentas online têm a vantagem de serem mais intuitivas e fáceis de organizar do que o papel. Elas possibilitam uma busca rápida por palavras-chave e a criação de categorias. Alguns aplicativos até permitem conectar suas ideias visualmente, como o recurso utilizado em mapas mentais.

Dicas de aplicativos para suas anotações
O próprio aparelho utilizado pode já fornecer um espaço para suas notas, como o Samsung Notes ou o Apple Notes. O Windows possui o One Note. O Google também disponibiliza o Google Keep ou Drive. Fora esses, existem inúmeros outros disponíveis na loja do seu sistema. Hoje, vamos falar mais sobre três deles, marcados com estrelinha na imagem anterior.
- Evernote:
-Utilizado para anotações, listas, marcar reuniões ou tarefas com checklist;
-É possível adicionar fotos, áudios e outros arquivos;
-Permite a pesquisa por palavras.
- Notion:
-Organiza suas anotações por categorias;
-Personalizável;
-Função de anotações colaborativas;
-Busca através de filtros;
-A visualização das notas pode incluir todas ou apenas aquelas selecionadas.
O Bridge está no Notion! Conteúdo sobre UI&UX Design
- Obsidian:
-Divisão por pastas na barra lateral;
-O sistema de markdown é parecido com o aplicativo Trello;
-O diferencial é a possibilidade de abrir várias notas em um mapa gráfico que permite a visualização da conexão entre as ideias.



Captura de tela da interface dos três aplicativos apresentados. Em ordem: Evernote, Notion e Obsidian
Agora é só escolher o método e a ferramenta que mais combina com você e colocar as dicas em prática.
Curtiu aprender com o Bridge? Então continue nos acompanhando para conferir novos conteúdos!
@laboratóriobridge no Instagram 😉
Você pode se interessar por:
O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).
Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da gestão pública, com parcerias firmadas com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Educação.