Anotações eficientes

Aprenda a criar anotações eficientes

Conheça métodos e ferramentas que vão ajudar a aumentar a eficiência das suas anotações

Produzido por Ana Bernardini, Duda Furtado e Júlia Duarte

Quando você precisa anotar algo, escreve com papel e caneta ou já salva direto no celular? E quando precisa dessa anotação, você consegue encontrar facilmente? Hoje, vamos te mostrar que existem técnicas para tornar esse hábito mais eficaz e não deixar mais seus registros se perderem por aí.

Quer aprender como colocar isso em prática? Com nossas dicas, você vai sair pronto para melhorar suas anotações 👇

• Os benefícios de uma boa anotação
  • Conheça os métodos de anotação
  • Transforme tomar notas em hábito
  • Ferramentas que podem facilitar as anotações

Os benefícios de uma boa anotação

Registramos uma ideia quando temos o intuito de aprender ou lembrar de uma informação. Mas se erramos alguns detalhes, uma anotação pode não resultar nisso.

Quantas vezes você escreveu algo e quando voltou para olhar não lembrava o contexto daquela informação? Ou escreveu tudo muito bem, mas se perdeu nos milhares de outros arquivos do celular ou da gaveta do escritório?

Uma anotação eficiente:

• Torna mais fácil absorver o conteúdo
  • Traz compreensão real das informações
  • É útil, e não apenas preenche espaço
  • Permite insights na conexão entre assuntos diferentes

Conheça os métodos de anotação

Com tanta informação disponível o tempo todo, existem alguns métodos que você pode aplicar para conseguir registrar as mais importantes.

1. Segundo cérebro – Conceito utilizado pelo autor Tiago Forte para se referir a necessidade de um sistema privado de armazenamento das informações, organizadas para um fácil acesso e entendimento quando for preciso. Essa organização permite novas associações entre as ideias de maneira adaptada, para que as anotações façam sentido para você mesmo no futuro. O uso de ferramentas é um exemplo desse método – e vamos falar de algumas delas no último tópico.
  1. Zettelkästen – Parece difícil de falar, mas é fácil de aplicar! A palavra em alemão significa caixa de notas. O método vai contra a forma padrão de fazer anotações, pois o objetivo não é só armazenar as informações, mas criar uma conexão entre elas. Algumas dicas baseadas na técnica são:

-Escrever com suas próprias palavras;

-Organizá-las através do contexto onde a ideia pode ser aplicada, não pelo assunto;

-Para não ser esquecer a ideia, anotar de maneira provisória e depois transformar em uma nota permanente;

-Escolher um título breve e único para facilitar a busca.

Para se aprofundar mais, vale procurar pelo livro How to Take Smart Notes do pesquisador Sönke Ahrens. A obra está disponível apenas em alemão, inglês ou espanhol.

Transforme tomar notas em hábito

Para anotações eficientes é importante pensar que qualidade é melhor que quantidade. Não precisa anotar tudo, o ideal é transformar as ideias de um jeito que seja possível absorver o conteúdo e ele continue sendo útil a qualquer momento. Alguns conteúdos vão exigir mais detalhes para sua compreensão, mas a regra geral é que quanto mais claro e conciso, melhor. Outros, terão mais dúvidas do que respostas, então anote junto o que você ainda não compreendeu.

Como utilizado pelo método Zettelkästen, uma dica para tornar as anotações um hábito mais eficaz é anotar a ideia assim que ela surge. Para isso, use ferramentas no seu celular, um aplicativo de mensagem ou um caderninho e uma caneta.

Outra dica é pensar como aquela anotação vai agregar na sua vida, seja em uma experiência profissional, pessoal, acadêmica ou para lazer. Assim, o interesse por aquela ideia aumenta. E que tal usar esse conhecimento? Ao anotar ideias, a execução também faz parte da compreensão, então vale colocar o assunto em prática.

Ferramentas que podem facilitar as anotações

Para colocar em prática todas as dicas, vale anotar onde for mais fácil para você. O importante é não esquecer de registrar! As ferramentas online têm a vantagem de serem mais intuitivas e fáceis de organizar do que o papel. Elas possibilitam uma busca rápida por palavras-chave e a criação de categorias. Alguns aplicativos até permitem conectar suas ideias visualmente, como o recurso utilizado em mapas mentais.

Dicas de aplicativos para suas anotações

O próprio aparelho utilizado pode já fornecer um espaço para suas notas, como o Samsung Notes ou o Apple Notes. O Windows possui o One Note. O Google também disponibiliza o Google Keep ou Drive. Fora esses, existem inúmeros outros disponíveis na loja do seu sistema. Hoje, vamos falar mais sobre três deles, marcados com estrelinha na imagem anterior.

• Evernote:

-Utilizado para anotações, listas, marcar reuniões ou tarefas com checklist;

-É possível adicionar fotos, áudios e outros arquivos;

-Permite a pesquisa por palavras.

• Notion:

-Organiza suas anotações por categorias;

-Personalizável;

-Função de anotações colaborativas;

-Busca através de filtros;

-A visualização das notas pode incluir todas ou apenas aquelas selecionadas.

O Bridge está no Notion! Conteúdo sobre UI&UX Design

• Obsidian:

-Divisão por pastas na barra lateral;

-O sistema de markdown é parecido com o aplicativo Trello;

-O diferencial é a possibilidade de abrir várias notas em um mapa gráfico que permite a visualização da conexão entre as ideias.

Tela inicial do aplicativo Evernote
Tela inicial do aplicativo Obsidian

Captura de tela da interface dos três aplicativos apresentados. Em ordem: Evernote, Notion e Obsidian

Agora é só escolher o método e a ferramenta que mais combina com você e colocar as dicas em prática.

Curtiu aprender com o Bridge? Então continue nos acompanhando para conferir novos conteúdos!

Você pode se interessar por: