Importância da capacitação profissional

A importância da capacitação profissional

Entenda porque você deve investir na sua capacitação e conheça a iniciativa aplicada no Laboratório Bridge

Produzido por Júlia Duarte e Mahara Aguiar

Se você quer ser um profissional atualizado e demonstrar um diferencial no mercado de trabalho, a capacitação é um ótimo investimento. Neste artigo, vamos te mostrar a importância de desenvolver sua carreira constantemente.

Quer saber como melhorar suas habilidades? Então, vem conferir o conteúdo que preparamos 👇

• Por que capacitações devem ser constantes?
  • Como se capacitar profissionalmente?
  • Conheça o b_up: o momento Bridge de capacitação

Por que capacitações devem ser constantes?

A capacitação profissional consiste em iniciativas que você ou a instituição em que trabalha podem tomar para aprimorar seu aprendizado e consequentemente, suas entregas. Ela resulta em benefícios pessoais, mas também traz melhorias para o lugar onde você atua. Um membro capacitado estará mais apto a:

-Sugerir novas ideias;

-Melhorar processos consolidados;

-Dominar as atualizações do mercado;

-Encarar novos desafios.

Além dessas melhorias, apoiar a busca por conhecimento influencia na motivação e engajamento de colaboradores, pois procuram por temas e novidades que têm interesse e podem colocar em prática no trabalho.

Organizações devem incentivar capacitações para promover as skills mais necessárias no momento. Se uma equipe sente que precisa entender melhor como tratar os dados que colhe, um curso sobre métricas e BI pode ajudar a chegar nesse objetivo, por exemplo.

Como se capacitar profissionalmente?

Agora você sabe a importância da capacitação, mas como inserir isso na sua realidade? Todo conhecimento é válido, mas se você pretende aplicá-lo profissionalmente, a dica é buscar conteúdos relacionados com seu crescimento na área

Cursos online ou presenciais, palestras, livros, artigos, podcasts e outros meios de aprendizado vão te fazer adquirir novas habilidades naquilo que você quer aprender ou deseja se tornar melhor.

É claro que você precisa ter interesse pela capacitação, mas encaixá-la na rotina fica mais fácil quando a instituição valoriza esse aprendizado. Seja disponibilizando recursos ou tempo para a evolução profissional de seus colaboradores.

Outra solução prática é reservar momentos específicos na agenda de trabalho para se capacitar. Deixar a mente focada apenas no que você está aprendendo (sem reuniões ou outras demandas) ajuda a fixar melhor o conteúdo e garante um aprendizado profundo.

Conheça o b_up: o modelo Bridge de capacitação

Para incentivar a evolução profissional de quem trabalha aqui, o Bridge criou o b_up, um momento semanal de capacitação para todos os seus colaboradores. Toda sexta-feira à tarde, os bridgers tem autonomia para estudarem um tema de sua preferência.

É um espaço reservado na agenda de todos, que pode ser usado para participar de cursos, fazer leituras, promover debates e qualquer outra forma de aprendizado. E tem mais!

A iniciativa cultural também fornece projetos para serem realizados no dia, como clube do livro, o nosso b_com_livros. Desde 2020, ele reúne os bridgers para leituras coletivas de obras literárias indicadas pelo próprio grupo.

Tivemos até mesmo um encontro com o autor de uma das obras lidas no clube!

Nosso projeto de produção científica também começou no b_up, e cresceu até se formalizar como uma parte da organização do Laboratório. O grupo hoje é a equipe Alexandria – o nome escolhido pelo time faz referência à maior biblioteca de todos os tempos!

Diversos outros projetos também usaram o tempo do b_up para tomar forma. Olha só:

• Construção do novo site institucional do Bridge
  • Gamificação do onboarding de novos bridgers
  • Criação do aplicativo de reservas de mesas para o trabalho presencial
  • Grupo de estudos e debates sobre Inteligência Artificial
  • Elaboração de um livro inteiro sobre nosso modelo de processo de UX, o b_thinking
  • Treinamentos seriados específicos

Os bridgers são livres para investir nos momentos que desejarem, desde que os tornem profissionais e pessoas melhores e mais capacitadas. Todos podem criar treinamentos, clubes, grupos de debate…É o jeito Bridge de #ExplorarNovosMundos!

Outro momento que realizamos durante o b_up (e é facilmente replicável em qualquer organização) é o  Compartilhar Dá +XP, espaço de troca de conhecimento onde os bridgers apresentam uma mini palestra sobre um tema que domine ou estudou.

Captura de tela do Compartilhar Dá + XP

No blog do Bridge, você encontra vários temas para se capacitar! Busque aqueles que mais se interessar e dê início a sua própria jornada de conhecimento.

Curtiu aprender com o Bridge? Então continue nos acompanhando para conferir novos conteúdos!

@laboratóriobridge no Instagram 😉

Você pode se interessar por:

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da gestão pública,  com parcerias firmadas com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Educação.