Capa post Meu bridge
Tempo de Leitura: 4 minutos

Meu_bridge: a ferramenta que gerencia o fluxo de trabalho no Bridge

Conheça a história do sistema criado pelo Laboratório Bridge e as suas funcionalidades.

Conteúdo produzido por Marina Soares, com colaboração de Nathan Molinari e Odilon Ferreira.

Dor de cabeça para a gestão de horas trabalhadas pelos colaboradores dentro do Bridge? Não ouço isso há séculos…

Aqui no Laboratório, criamos a nossa própria ferramenta de controle de carga horária, férias e muito mais, o meu_bridge. Foi um projeto feito à muitas mãos, todas bridgers! 

Quer conhecer mais sobre esse gerenciador? É só continuar a leitura.  👇

  • O que é o meu_bridge?
  • Projeto, trabalhos e desenvolvimento: o início da ferramenta
  • Sistema e funcionalidades
  • Principais benefícios do meu_bridge para o laboratório
  • E ainda queremos melhorar!

O que é o meu_bridge?

O meu_bridge é uma ferramenta construída para auxiliar nas diversas atividades administrativas do Laboratório Bridge, principalmente relacionadas ao controle de horas, férias e período de trabalho.

No site, o bridger pode registrar quando começa a trabalhar, quando está saindo, confere seus registros passados, alterar manualmente as horas, verificar quantos dias de férias já possui direito e diversas outras operações importantes de forma simples e rápida.

Projeto, trabalhos e desenvolvimento: o início da ferramenta

O meu_bridge surgiu como uma ideia para o trabalho de conclusão de curso do Nathan Molinari, nosso bridger developer e o Arthur Fraga, ex-bridger. A ideia inicial era criar uma aplicação que pudesse substituir a planilha de horários que era feita manualmente.

Apesar de ser atualizada diariamente pelos bridgers, a planilha não era a forma mais efetiva de controle de horas. Isso porque ela resultava em problemas de controle e compactação de dados, mostrava muitas informações em uma só tela, havia perda de informações e era de difícil manutenção. 

Ao começar a colocar o projeto na prática, o Nathan e o Fraga já possuíam uma ideia de como seria o layout do meu_bridge, por conta do trabalho de conclusão de curso da Gabriela de Mattos, ex-bridger e designer, que criou toda a análise inicial de criação do meu_bridge em 2017. Além disso, o professor Raul Wazlawick, coordenador geral do Bridge, auxiliou os desenvolvedores em todo o projeto.

Além disso, muitos outros colaboradores continuaram desenvolvendo o meu_bridge mesmo após a finalização do projeto de TCC do Nathan e do Fraga. Ou seja, o meu_bridge foi construído por vários colaboradores e foi usado como uma ferramenta de aprendizado para quem estava iniciando! Eles juntaram o útil ao agradável, unindo os trabalhos para o Laboratório com os da graduação, e desenvolveram uma ferramenta que hoje é essencial para o Bridge!

Sistema e funcionalidades

O sistema foi pensado para ser simples e descontraído, nos moldes da cultura bridger! Os principais objetivos do projeto eram garantir a satisfação do usuário, usabilidade e funcionalidades necessárias.

No início do desenvolvimento, utilizamos o Bold, o Design System Open Source do Bridge! Com ele, pudemos otimizar as páginas e aplicar princípios do UX/Ui Design na prática.

Ao entrar no site, o bridger vê a tela de login. Por ali, é possível entrar pela conta do Google vinculada com o laboratório.

Imagem 1: meu_bridge


Na tela inicial,  o bridger encontra a página de registro diário. Em um clique, é possível registrar o horário de chegada e saída, além de modificar manualmente as horas, caso seja necessário.

Imagem 2: meu_bridge

Também é possível observar os horários feitos na semana, horas extras e registros de semanas e meses anteriores. E claro, alterar do Light Mode pro Dark Mode! 

Imagem 3: Meu Bridge


O meu_bridge também possibilita o registro de férias futuras e passadas, horários semanais que o bridger pretende trabalhar, buscar os horários de trabalho de todos os colaboradores do laboratório e editar dados pessoais na aba Meu Perfil.

Imagem 4: Meu Bridge


Além disso, o meu_bridge também permite atividades administrativas como relatórios de banco de horas e previsão de conclusão de curso.

Principais benefícios do meu_bridge para o laboratório

Já ficou claro que o meu_bridge é uma mão na roda e tanto para todos os bridgers e, também, para a Gestão de Pessoas, certo? Mas dá uma olhada no tanto de benefícios que ele trouxe:

  • Maior facilidade de registro de horas para bridgers;
  • Maior independência do bridger;
  • Menor taxa de erros e perda de dados;
  • Consulta de banco de horas;
  • Registro fácil de horas extras
  • Planejamento de férias e contagem exata dos dias;
  • Visualização rápida da disponibilidade de outros colaboradores.

E ainda queremos melhorar!

Aqui no Bridge, a melhoria é contínua! Por isso, já temos uma equipe pensando em novas ferramentas e funcionalidades para tornar o meu_bridge ainda mais completo, trabalhando na atualização e melhoriade todo o sistema.

Tudo isso para possibilitar que novas funcionalidades sejam adicionadas. Para o desenvolvimento dessas novidades, a equipe de UX/UI Design também está ajudando, principalmente na prototipação das novas telas. 

Com tudo isso, o meu_bridge promete ser ainda mais eficiente do que já é! Estamos ansiosos para as novidades que estão por vir. 😄


Curtiu o meu_bridge? Então você vai curtir conhecer nossos produtos! Você pode conferir o nosso artigo sobre o SISMOB Cidadão, o aplicativo para fiscalização de obras da Saúde desenvolvido pelo Laboratório Bridge! 😉

O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter

Posts Relacionados

Shopping Basket