Pé-De-Meia: como acessar o programa no app Jornada do Estudante!

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Laboratório Bridge, lançou no dia 20/03/2024 uma atualização do aplicativo Jornada do Estudante. Spoiler: veio aí o Pé-de-Meia no JE

O app é o canal de comunicação oficial do MEC com estudantes de todo o país, e traz informações do programa Pé-de-Meia, um novo incentivo financeiro-educacional para permanência no ensino médio público.

Quer conhecer as principais informações do Pé-de-Meia e como acessá-las no app Jornada do Estudante? Vem com a gente no blogpost! 👇

• O que é o Pé-de-Meia
  • Quem tem direito ao Pé-de-Meia
  • Como entrar no app Jornada do Estudante
  • Como acessar o Pé-de-Meia no app

O que é o Pé-de-Meia

O programa é um incentivo do governo federal para a permanência e conclusão do ensino médio público. Assim, segundo o MEC, o objetivo do programa é promover a inclusão social pela educação, além de “democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio”.

Estudantes receberão até R$ 9,2 mil para a conclusão do ensino médio completo! O pagamento será dividido em parcelas, que são atreladas à matrícula, frequência nas aulas ao longo do ano, participação no ENEM e conclusão de cada ano letivo. Você pode entender mais sobre o programa no site oficial do Governo Federal.

Quem tem direito ao Pé-de-Meia

Segundo o MEC, em 2024, quem tem direito a participar do Pé-de-Meia são “estudantes de 14 a 24 anos matriculados no ensino médio em escolas públicas, desde que suas famílias estejam inscritas no Programa Bolsa Família”.

Como entrar no app Jornada do Estudante

O aplicativo Jornada do Estudante, desenvolvido pelo Laboratório Bridge em parceria com o MEC, tem como objetivo unificar o acesso às informações e documentos acadêmicos de cada estudante, desde o ensino básico até o ensino superior. Aliás, além do Pé-de-Meia, através do JE você poderá ter acesso a outras informações do MEC!

Dessa forma, o aplicativo pode ser usado por qualquer cidadão brasileiro com CPF válido, seja estudante ativo ou egresso. Ele está disponível gratuitamente para download na Play Store ou App Store

Assim que instalado no seu dispositivo, é só fazer o login através da sua conta GOV.BR e pronto! Assim você já pode usar o aplicativo.

Ah, ainda não são todos os estabelecimentos de ensino que estão integradas ao Jornada do Estudante, e portanto, você pode ainda não conseguir acessar seus dados acadêmicos no app. Já estamos planejando novas integrações no futuro!

Como acessar o Pé-de-Meia no app

O acesso ao programa Pé-de-Meia é feito direto na tela principal ou no menu lateral do aplicativo. É só clicar no “Pé-de-Meia” e pronto!

Uma vez que você tenha o cadastro realizado e o pagamento processado pela CAIXA, você terá acesso ao histórico de parcelas e calendário de pagamento completo.

Aliás, caso você não esteja cadastrado no programa, receberá um aviso nessa tela. Se for elegível e mesmo assim ainda não puder acessar o programa, não se preocupe! Em breve, haverá a atualização definitiva de sua situação.

Por fim, se você estiver com algum outro problema no seu cadastro, o aplicativo te orienta o que é necessário fazer para regularizar sua situação!

Estamos orgulhosos de participar de mais essa iniciativa de gestão pública, contribuindo para o bem das pessoas com tecnologia e inovação!

Curtiu esse conteúdo? Então continue nos acompanhando para conferir novas postagens!