Como organizar suas metas do ano aplicando a metodologia OKR?

Saiba mais sobre OKR e entenda como aplicar o método nos seus objetivos pessoais

Por Júlia Duarte

Você conhece a metodologia OKR? Sabia que além de aumentar a produtividade na sua vida profissional, ela também pode auxiliar suas metas pessoais? Que tal aproveitar esse início de ano para definir seus objetivos e a melhor forma de atingi-los, aplicando o OKR?

Vamos te contar tudo que você precisa saber para transformar suas metas em realidade! 👇

• O que é o sistema OKR?
  • Por que utilizar a metodologia OKR nas organizações?
  • Como usar o método OKR para cumprir suas metas pessoais?
  • Modelo de Planilha OKR
  • Depoimento sobre uso do OKR na rotina

O que é o sistema OKR?

OKR é a sigla em inglês para Objectives and Key Results (na tradução, Objetivos e Resultados-chave). Ou seja, essa metodologia auxilia na gestão de metas a partir da definição de objetivos e seus resultados.

Você define o que vai fazer (o objetivo, que é qualitativo) e como você vai medir se alcançou essa meta (com os resultados-chave, que são quantitativos) no espaço de tempo pré-determinado.

Exemplo fictício para os KRs:

Objetivo: Tornar o blog do Bridge um espaço de referência para usuários dos nossos produtos

KR 1: Publicar ao menos 3 conteúdos de Impacto Social;

KR 2: Aumentar as visualizações em pelo menos 20%.

Para cumprir cada um desses KRs, são definidos planos de ações que vão guiar o processo que deve ser percorrido.

Exemplo fictício para as ações:

KR 2: Aumentar as visualizações em pelo menos 20%.

Ações relacionadas:

-Analisar métricas de conteúdos anteriores para ver assuntos em alta;

-Elaborar 2 conteúdos nas redes sociais que direcionem o leitor para o blog;

-Publicar 2 blogposts por semana;

-Medir resultados dos novos conteúdos publicados.

Por que utilizar a metodologia OKR nas organizações?

O método criado por Andrew Grove,  ex-CEO da Intel, ficou conhecido quando utilizado pelo Google. Muitas organizações aplicam essa metodologia em busca de uma estrutura de metas mais organizada e um engajamento maior dos colaboradores! Ela  traz benefícios tanto individuais quanto coletivos, como foco, alinhamento estratégico, compromisso, acompanhamento constante, entre outros.

Aqui no Bridge, usamos o método no OKR para o Laboratório como um todo e na definição de metas de todas as equipes e projetos. E o andamento de cada um deles fica disponível para o Lab inteiro.

Como usar o método OKR para cumprir suas metas pessoais?

Agora já sabemos o quanto a metodologia OKR é útil para o cumprimento dos objetivos de uma organização, mas como podemos aplicar todas essas vantagens na nossa rotina pessoal?

Aplicar OKR nas suas metas vai permitir que você tenha tudo registrado e pode contribuir para que saiba exatamente por onde começar.

• Defina seu objetivo (baseado no que falamos anteriormente)

Ex: Me dedicar mais nas demandas da universidade

• Quais resultados-chave te ajudarão a medir que você conseguiu?

Ex: KR1 – Entregar todos os 5 trabalhos do semestre dentro do prazo;

KR2 – Ler ao menos 2 textos indicados em cada disciplina.

• 3º Construa um plano de ação

Ex:  KR1 Entregar todos os 5 trabalhos do semestre dentro do prazo

-Criar um quadro no Trello para registrar o andamento de todos os trabalhos do semestre;

-Comprar um caderno para registrar pontos importantes das aulas;

-Dedicar todos os dias ao menos 30 minutos para as demandas da universidade;

-Reduzir o uso das redes sociais para 1h por dia.

• Acompanhe o andamento de cada ação e registre as etapas.

Ex: Trello, Planilhas, Agendas, Planner…

Essa etapa é muito importante para que tudo funcione. Como comentado anteriormente, o prazo para cumprimento de cada ação deve ser definido previamente e seguido, mesmo que exista flexibilidade durante o processo (tanto nas datas como nas ações, caso seja necessário).

Para mapear erros de planejamento ou outras questões que impactem a execução, a dica é realizar um check-in de atualização semanal e um registro mensal durante o período que estiver realizando a ação.

Modelo de Planilha OKR

Para ajudar, criamos um modelo para guiar você no acompanhamento das suas metas. Basta baixar a planilha no link abaixo:

Depoimento sobre uso do OKR na rotina

Bolsista de Comunicação
Yuri Micheletti
Bolsista de Comunicação

“Depois que entrei no Bridge e comecei a me familiarizar com o uso do OKR, fiquei pensando o quanto seria legal utilizá-lo para as minhas metas pessoais. Então, eu comecei a usar no último trimestre do ano passado e já percebi uma melhora significativa no planejamento das coisas que eu tenho que fazer e o que devo priorizar. Seja para finalizar um curso, juntar um dinheiro para algum objetivo ou terminar de ler aquele livro que tá parado na minha prateleira”

E aí, já tinha pensado em usar OKR para suas metas?

Curtiu aprender com o Bridge? Então continue nos acompanhando para conferir novos conteúdos!

Você pode se interessar por: