Tempo de Leitura: 5 minutos

Como o Bridge exercita a gestão transparente?

Entenda a cultura organizacional de transparência no Laboratório Bridge

Produzido por Marina Soares

No Laboratório Bridge, a base da cultura organizacional é a transparência. Além de ser uma característica importante para os colaboradores, que passam a ter uma maior relação de confiança com a organização, a transparência permite uma maior tranquilidade no trabalho. Isso resulta em maior produtividade e segurança, tanto no trabalho quanto na vida pessoal de todos os envolvidos.

Ter uma gestão transparente trata-se de construir uma relação de confiança e honestidade mútua entre colaboradores e gestores. Seja essa honestidade sobre os detalhes de projetos, investimentos, processos, resultados, ou até mesmo falhas e dificuldades.

É uma forma de administrar a organização onde as estratégias de trabalho, informações e decisões são tomadas com o conhecimento de todos os integrantes do time. Essa maior transparência também significa uma maior participação dos colaboradores. 

Mas como o Bridge aplica a transparência na prática, é o que você verá neste artigo. Continue com a gente para entender mais!

  • Evento de transparência mensal
  • Metodologia OKR disponível para todos
  • Espaço Bridge
  • Transparência externa em Processos Seletivos

Evento de transparência mensal

Mensalmente, o CEO do Laboratório Bridge, Jades Hammes, lidera uma reunião rápida de repasses dos acontecimentos importantes e novidades. 📅

O evento, chamado de Quick F5, é onde os colaboradores tiram suas dúvidas sobre quaisquer questões acerca do Bridge. Em um espaço anônimo disponibilizado sempre antes dos eventos, os bridgers podem deixar suas questões, reclamações ou elogios para que o CEO responda para todo o Laboratório. No evento são tratadas questões como:

  • Dúvidas sobre férias, recesso, registros e bancos de horas;
  • Novos benefícios para saúde, alimentação ou demais questões dos colaboradores;
  • Feedbacks dos eventos realizados;
  • Dúvidas acerca de questões com referências, supervisores e outros colaboradores;
  • E muito mais!

Por se tratar de uma organização sem fins lucrativos, o Laboratório Bridge não necessita de transparência com acionistas, receita ou outros assuntos tradicionais tratados por empresas. Trabalhamos com o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, portanto, nossa transparência diz respeito aos nossos trabalhos, entregas, novos contratos e metas.

Além disso, o Quick F5 também é o momento de revisitar os objetivos do Laboratório, como eles estão caminhando, o que falta e os planos de ação. É o momento de informar todas as equipes e bridgers sobre o que acontece nas outras áreas do Lab!

Além de criar maior conexão entre colaboradores e gestores, o momento é considerado essencial para que os bridgers se sintam parte da estratégia do Laboratório como um todo.

Metodologia OKR disponível para todos

E não para por aí! A transparência sobre os planos de ação vai ainda mais longe.

Aqui no Bridge, utilizamos a metodologia ágil de OKRs, um sistema para definição e rastreamento de objetivos e seus resultados. Para que todos os bridgers estejam por dentro do que está acontecendo, os OKRs das equipes se encontram disponíveis para que todos acompanhem seus progressos.

Com a planilha aberta “OKR Bridge”, é possível navegar por todos os objetivos das equipes do Lab, acompanhando em qual fase os Key Results estão, o que falta, o que deu certo e os pontos de atenção.

Assim, todos os bridgers podem acompanhar o trabalho dos times. Essa abertura é útil não apenas pela transparência, mas também pela possibilidade de equipes que precisam trabalhar juntas observarem quando os outros times estão mais ocupados ou precisam de colaboração.

Além disso, em todo fim de ciclo OKR trimestral, a Melhoria Contínua, equipe responsável por auxiliar no desenvolvimento de objetivos e estratégias das equipes ágeis, faz o Review do Ciclo OKR, um evento para informar os resultados, metas atingidas e lições aprendidas no período. 

Espaço Bridge

O Espaço Bridge é o nosso site de comunicação interna que é a cara da gestão transparente! Lá está disponível tudo que o bridger precisa saber sobre o Laboratório. Está precisando de documentos de procedimentos operacionais padrões? Tem lá! Quer rever ferramentas operacionais? Tem lá! Ter acesso a fotos, plataformas, ramais, redes sociais ou iniciativas culturais? Tem lá!

A plataforma foi criada para unificar todas as informações essenciais sobre o Bridge. Além de ser uma forma facilitada de localizar os documentos oficiais e informações importantes, o Espaço Bridge tem como intuito intensificar a transparência!

Lá estão documentos como:

  • Política de privacidade
  • Níveis salariais
  • Tabela de progressão de níveis salariais
  • Política de trabalho remoto
  • Política de jornada de trabalho
  • Benefícios para CLT
  • Guia de uso do espaço físico
  • Lei Geral de Proteção de Dados no Bridge 
  • Muito mais!

Transparência em Processos Seletivos

E a transparência não é só com os colaboradores. Nos processos seletivos, temos o cuidado em proporcionar as informações necessárias para os candidatos em todos os estágios do Processo. 

Desde o momento da inscrição, é possível acessar informações de salários, atividades a serem desenvolvidas, política de trabalho flexível, relação com a UFSC e ministérios e muito mais. Além de no final do processo, cada participante receber um feedback sobre seu desempenho.

Para proporcionar ainda mais transparência, o Laboratório Bridge desenvolveu o evento b_discovery, que acontece em todos os processos seletivos para bolsistas da UFSC. 

Os interessados pelas vagas podem se inscrever no evento gratuitamente. No b_discovery, os bridgers das áreas com vagas falam sobre o Laboratório, quais são seus projetos, como trabalhamos e muito mais. E, o mais importante, o candidato pode tirar dúvidas acerca do trabalho, processo de seleção, requisitos, forma de avaliação e por aí vai!

Dá uma olhada na nossa última publicação de divulgação do b_discovery:


Esse é o Bridge trabalhando cada vez mais para proporcionar as melhores experiências!

Curtiu o artigo e quer conhecer mais sobre o Laboratório? Conheça quem somos!


Quer aprender mais com o Bridge? Então continue nos acompanhando para conferir novos conteúdos!

@laboratóriobridge no Instagram 😉

Você pode se interessar por:


O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da gestão pública,  com parcerias firmadas com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Educação.

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Posts Relacionados

Shopping Basket