Capa post tipos de recompensa
Tempo de Leitura: 6 minutos

Conheça os 3 tipos de recompensas que uma organização pode oferecer! 

Só salário? Veja a classificação das recompensas, como são escolhidas e quais são oferecidas para os bridgers

Conteúdo produzido por Marina Soares

Sabe aquele conjunto de benefícios e vantagens que uma empresa te oferece quando você faz parte dela? Então, tudo isso faz parte do Employee Value Proposition (Proposta de Valor para o Empregado, em tradução livre) da empresa, o famoso EVP.

Em resumo, o EVP é composto pelas recompensas que a empresa oferece para os colaboradores, a tornando diferenciada das outras no mercado. E a busca das pessoas por esse pacote de recompensas não é tão recente. De acordo com uma pesquisa da Catho de 2014, 53% das pessoas empregadas valorizam a possibilidade de melhorar a qualidade de vida quando recebem uma proposta de emprego. 

Mas, o que são essas recompensas? Como são classificadas? E, é claro, quais o Bridge proporciona para o pessoal? 😛

Para conferir isso e muito mais, é só seguir lendo o artigo. 👇

Cada tipo de recompensa, tim-tim por tim-tim

As recompensas podem ser divididas entre experienciais, contratuais e emocionais. Alguns especialistas da área ainda classificam as recompensas como funcionais, econômicas e psicológicas.

As experienciais são as que representam as oportunidades e momentos que a pessoa vive dentro de uma organização, proporcionados por ações da empresa. Pode ser uma capacitação, ambiente de trabalho super organizado, plano de desenvolvimento profissional, entre outras.

Já as contratuais são as mais tangíveis e tradicionais, como salário, auxílios extras, férias, vale transporte, e muito mais. Ah, também pode incluir uma política de trabalho justa, com horário flexível, ou possibilidade de férias prolongadas.

Por fim, as recompensas emocionais são as mais subjetivas e variam muito de pessoa para pessoa. Elas tratam da relação entre colegas, sentimento de trabalho bem feito, ajuda em uma causa maior, reconhecimento profissional… Ou seja, se sentir bem com o trabalho que faz e onde faz. 💙

É claro que uma recompensa pode ser incrível para um e não ser tão importante para outro. Um auxílio-creche, por exemplo, pode não fazer sentido para uma pessoa sem filhos, mas ser definidor para quem tem. Por isso, é importante que cada empresa tenha o seu pacote personalizado para o perfil de pessoa colaboradora que deseja atrair. A seleção de quais recompensas a organização deseja oferecer depende também de quais resultados deseja atingir e o tipo de experiência que deseja proporcionar para quem faz parte dela: são seus propósitos universais.

Aqui no Bridge, a nossa missão é contribuir para o bem das pessoas com tecnologia e inovação! Fazemos isso ao ajudar a melhorar a gestão pública brasileira e proporcionar uma jornada incrível para o bridger.

Isso tudo se encaixa nos propósitos universais que conectam o Laboratório com o bridger:

“Save The World” e “Lifestyle”. 

O “Save The World” (ou “Salvar o mundo”!) é aquele propósito pra quem gosta de ser a diferença no mundo! Aqui no Bridge, nós unimos soluções de tecnologia para ajudar a melhorar a gestão pública com softwares e aplicativos. Ou seja, tudo a ver com o nosso objetivo maior! Além disso, somos um Laboratório da UFSC que auxilia na formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Já o “Lifestyle” (ou “estilo de vida”) se trata do que o bridger vive aqui dentro! Com as nossas recompensas, fazemos o possível para proporcionar uma experiência f#$% para todas as pessoas!

Bridge, Bridge meu… Existe alguém mais recompensado do que eu?

Agora você já conhece os tipos de recompensa que uma organização pode oferecer. E deixa a gente te contar um segredo que não é tão secreto assim? Aqui no Laboratório, nós temos diversos exemplos de cada tipo de recompensa. 

Cada uma delas foi pensada de acordo com as necessidades dos bridgers e passou por diversas alterações até chegarmos ao modelo atual. E, daqui a alguns anos, com certeza nosso pacote de recompensas vai ser diferente. Afinal, queremos estar sempre atualizados, com benefícios que façam para quem trabalha aqui.  

Se uma iniciativa possui bastante adesão e pedidos, sabemos que essa será importante para o bridger. Se não, podemos aplicar esforços em outras possíveis vantagens.

Dentre as recompensas contratuais, temos diversos pontos que foram muito pedidos pelos bridgers e que os ajuda a estar ainda mais contentes com o trabalho. Dá uma olhada em alguns dos benefícios:

  • Política de trabalho remoto

Esse projeto já estava sendo pensado desde antes da quarentena, porém com ela nós tivemos a certeza da sua importância! 

Na política de trabalho híbrido, descrevemos opções de trabalho presencial, semipresencial e home office, cada uma com as suas especificidades. No trabalho totalmente remoto, por exemplo, nós oferecemos para os celetistas o auxílio home office, uma ajuda de custo para os gastos específicos desse modelo de trabalho. Além disso, o Bridge também oferece o empréstimo de equipamentos, desde notebooks até cadeiras de escritório. 

  • Recesso de fim de ano

Se tem uma recompensa que os bridgers amam, é essa! No final do ano, todos os bridgers tiram um recesso de duas semanas, que não é descontado das férias e começa no natal e termina depois do ano novo. Dá pra aproveitar a família e uma prainha sem preocupação com o trabalho!

  • Horário flexível

Além da possibilidade de trabalhar remotamente, o bridger também pode organizar seus horários de forma flexível. Pode se adaptar ao horário de aula, academia, mercado, ou seja lá o que precisar. Assim, podem ter maior liberdade e trabalhar um dia de manhã e outro à tarde.

Essa é especialmente importante para bridgers que ainda são estudantes. Afinal, os horários da universidade dificilmente seguem um padrão, e saber que você pode conciliar as aulas com o trabalho no Laboratório tira um peso grande das costas!

Mas não só de recompensas contratuais vive o bridger. Também temos recompensas experienciais pensadas especialmente para nosso bolsistas e celetistas, olha só:

  • Eventos incríveis

O que não falta são momentos de aprendizado, união e descontração com a galera. Nós temos o Compartilhar Dá + XP que ocorre nas sextas-feiras, em que bridgers ou profissionais externos fazem uma apresentação sobre um tema que possuem conhecimento para compartilhar com a galera.

Também temos os torneios de e-games (e, quando pessoalmente, de esportes físicos mesmo), que acontecem anualmente para unir o pessoal. Como os times são organizados com pessoas de diferentes equipes, o convívio e o sentimento de pertencimento se fortalecem nos torneios! 

Ah, e temos o Bridge Day, que acontece no final do ano! Nesse dia, comemoramos tudo o que foi feito durante os 12 meses de trabalho e aproveitamos para relaxar e aproveitar. Cada ano temos diversas surpresas diferentes que a galera inventa. Já tivemos cesta de mimos, cartinhas de gratidão e amizade, shows de bandas, apps internos de mensagens fofas e mais.

  • Desenvolvimento profissional

No nosso famoso b_Up, todo bridger pode usar a sexta-feira, depois das 13h, para estudar e se capacitar no que quiser! Assim, pode escolher entre ir para uma das palestras do Compartilhar Dá + XP, fazer um curso online sobre uma área de interesse pessoal, ou qualquer outra forma de aprendizado que escolher. Afinal, o que importa mesmo é explorar novos mundos e não parar de aprender!

Ah, aqui nós também oferecemos aulas semanais de inglês para diferentes níveis e capacitações oferecidas pelos próprios bridgers, como o curso sobre o funcionamento do SUS, fundamentos de Gestão, e Introdução a JavaScript. Também temos o nosso Plano de Desenvolvimento Individual, onde cada bridger tem a oportunidade de ser avaliado por um outro bridger mais experiente e receber apoio em planos de ação para desenvolver seus pontos de melhoria.

  • Desconto e parceria para todo mundo

Hoje, contamos com parcerias com restaurantes, academia, psicólogas e outros estabelecimentos que oferecem serviços e produtos com valores especiais. Dá pra comer bem, se exercitar e ainda ficar 100% equilibrado na terapia!

E por último, mas não menos importante, temos as recompensas emocionais. Spoiler: são as que o bridger leva pra vida toda.

  • Preocupação com saúde mental 

Aqui entram diversas iniciativas diferentes, que contribuem direta e indiretamente para a valorização da saúde mental das pessoas que fazem parte do Bridge. Nosso projeto de promoção de saúde, o b_Healthy, é uma delas. Ao longo de todo o ano, foram diversos tópicos de saúde abordados a cada mês, passando desde saúde sexual até saúde financeira e claro, saúde mental.

Também fizemos um acompanhamento sobre o trabalho remoto durante a pandemia com os bridgers, buscando implementar melhorias que as pessoas sugeriram. Além disso, tivemos conversas sobre saúde mental, ética e diversidade e mindfulness

A palestra mais recente, de estratégias de autocuidado, você já pode conferir no nosso YouTube

  • Amigos para a vida e equipes em sintonia

No Bridge as equipes trabalham unidas mesmo! Como temos um modelo de trabalho de pequenas equipes ágeis, que estão sempre em busca de melhorar o desempenho e o resultado para os clientes, tudo flui de forma orgânica e dinâmica. Assim, os bridgers relatam uma boa relação de trabalho.

E, é claro, formam amizades para a vida! Na nossa Pesquisa de Clima Organizacional, a PCO, as alternativas que tiveram respostas mais positivas foram as relacionadas à aceitação das diferenças dentro da equipe independente de cor, etnia, idade ou gênero, além dos bridgers declararem que sentem que as pessoas da equipe se importam umas com as outras. 

E pra quem acha que as relações com colegas de trabalho não são tão importantes assim, a pesquisa da Catho que a gente comentou lá no começo do post também descobriu que 70% dos trabalhadores consideram que um bom relacionamento com colegas de trabalho é a maior fonte de motivação no emprego!

  • Fazer parte da melhoria da saúde pública brasileira

Sabe o “Save The World”? Então, é justamente o que o bridger mais leva para a vida! A satisfação maior é a de fazer parte da solução e melhoria do sistema de gestão pública. Assim, milhões de brasileiros usuários do Sistema Único de Saúde ou sistemas privados são beneficiados, além de profissionais da saúde de todo o país.


Agora com certeza você já entende melhor quais os tipos de recompensas que as empresas oferecem e por que oferecem, certo?

Se você curtiu os benefícios que o Bridge oferece, fique ligado nas nossas redes sociais. Lá no Instagram e no LinkedIn, você saberá quando abrirmos novos processos seletivos.

Vem ser bridger!


O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter

Posts Relacionados

Shopping Basket