Bridge e PEC: como desenvolvemos a nova versão do Prontuário

Bridge e PEC: como desenvolvemos a nova versão do prontuário?

Entenda o processo de criação do Prontuário Eletrônico do Cidadão, projeto da estratégia e-SUS APS desenvolvido por mais de 100 estudantes e celetistas

Produzido por Marina Soares

O maior lançamento do Prontuário Eletrônico de Saúde de toda a história do e-SUS APS: a versão 5.0 chegou! E nós não poderíamos estar mais felizes pelo lançamento. A versão, pensada e desenvolvida por mais de 100 bolsistas universitários e celetistas, é o mais novo orgulho do Bridge!

Esse é o resultado do trabalho do Laboratório em parceria com o Ministério da Saúde, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc)! 🤝

E, como uma das frases que define nossos valores diz, #CompartilharDá+XP. Então, bora conferir o desenvolvimento dessa estratégia que impacta a vida de milhões de brasileiros? Vem com a gente!

• A história do PEC com o Bridge
  • A tão esperada versão 5.0
  • O processo de idealização da versão
  • #OrgulhoDeSerBridger
  • Conheça o Bridge

A história do PEC com o Bridge

A história do Bridge começou a ser contada lá em 2013! Não coincidentemente, a do PEC também. 💙 O e-SUS APS foi o nosso primeiro projeto. Era um projeto de grande abrangência, ambicioso e nunca antes desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Nesse desafio, a UFSC foi escolhida com a meta de concretizar a informatização da Atenção Primária de Saúde do SUS!

A ideia era desenvolver um sistema robusto, capaz de trabalhar com um grande volume de dados e cenários, inovador e que fosse moderno e durável. Assim, suprindo as necessidades dos profissionais da saúde que precisavam de agilidade e integração para melhor atender os cidadãos.

E foi aí que o Bridge nasceu! Com uma missão incrível, que segue com a gente até hoje. 🥰

A tão esperada versão 5.0

Cada atualização do PEC é um grande avanço para um atendimento mais eficaz a todos os brasileiros. Na versão 5.0, o grande foco do Laboratório Bridge foi trazer mais agilidade para os registros no Prontuário.

A atualização finaliza o redesign do módulo de atendimento do sistema, com o uso de novas tecnologias e interfaces. Com o sistema mais ágil, intuitivo e eficiente, os profissionais da saúde poderão dedicar mais tempo ao atendimento e acompanhamento clínico efetivo e adequado aos cidadãos.

A versão é um marco na atualização tecnológica do PEC! Gabriel Geraldeli, nosso Supervisor de Desenvolvimento do e-SUS APS, conta que ela “tem funcionalidades desenvolvidas para facilitar o registro clínico e trazer informações importantes com mais praticidade”. É exatamente o que os profissionais da saúde precisam! 😉

Mas, espera aí… Como sabemos que é o que eles precisam? De onde saíram as sugestões para a nova versão? 👇

O processo de idealização da versão

Essa é a parte mais legal da versão! Para o desenvolvimento da 5.0, consultamos quem realmente importa: os profissionais da saúde que lidam com o Prontuário no dia-a-dia. Afinal, são eles, os usuários finais, que utilizam o software nas suas rotinas de trabalho.

Para isso, realizamos diversas pesquisas com os profissionais e conseguimos focar nos pontos mais essenciais de melhoria e criação. No total, foram feitas 150 entrevistas com usuários do produto, além da consulta a mais de 300 profissionais da saúde no processo de criação. 😮

Todo esse processo demandou diversas horas de trabalho, que compensaram diretamente no resultado final. E é isso que nos move: contribuir para o bem das pessoas com tecnologia e inovação, com um impacto real na sociedade e gestão pública brasileira.

#OrgulhoDeSerBridger

A versão é o resultado do trabalho dos bridgers, que ajudam a transformar a saúde pública brasileira há quase dez anos. Toda a inspiração para o trabalho diário vem da sensação de dever cumprido ao #FazerBemFeito a nossa parte na gestão pública.

A fala sobre a 5.0 da Thaísa Lacerda, Product Manager que encabeçou a atualização no Laboratório Bridge, não poderia nos representar mais:

Essas novidades ajudam profissionais de saúde que todos os dias correm contra o tempo para garantir atendimento adequado aos cidadãos! Então, esse é resultado da dedicação, competência e qualidade do trabalho dos profissionais do Laboratório Bridge que tem isso em mente! Construímos um PEC mais eficiente, eficaz, fácil de usar e que com certeza vai fazer a diferença no dia-a-dia da Atenção Primária em todo o Brasil

Thaísa Lacerda

O PEC 5.0 é mais um lançamento Bridge! E não vamos parar por aí. Esse é só o começo da transformação da saúde digital brasileira!

Conheça o Bridge

Com mais de 170 pessoas colaboradoras entre bolsistas, profissionais e professores da UFSC, o Laboratório Bridge desenvolve sistemas e aplicações para a gestão informatizada da saúde pública desde 2013.

Em parceria com o Ministério da Saúde, atualmente desenvolve toda a estratégia e-SUS APS, que informatiza a Atenção Primária à Saúde no Brasil, incluindo os aplicativos mobile.

E aí, curtiu conhecer um pouco do processo de criação do Prontuário Eletrônico do Cidadão?

Então continue nos acompanhando para conferir novos conteúdos!

Você pode se interessar por: