Aprenda como acessar o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) via gov.br

Login Único que simplifica a autenticação dos usuários é novidade na versão 4.5 do e-SUS APS PEC

Conteúdo produzido por Marina Soares

A nova versão do PEC saiu! Entre as diversas novidades que você pode conferir no nosso artigo completo, o lançamento da 4.5 do Prontuário Eletrônico do Cidadão trouxe novidades no login ao sistema. Uma das mais interessantes é que agora  os profissionais poderão fazer o login via o sistema gov.br. 💻🇧🇷

A proposta da nova função foi feita pelo Governo Federal para simplificar o acesso aos serviços públicos digitais. Com a unificação dos logins via a Plataforma de Cidadania Digital, o usuário passa a acessar diversos sistemas com apenas uma senha.

Para fazer o login via gov.br, o Administrador Municipal precisa realizar algumas etapas de configuração. Dá uma olhada:

  • 1) O Administrador Municipal deve entrar em contato com integracao-acesso-govbr@economia.gov.br
  • 2) O email deve conter um vídeo (pode ser usado este vídeo do link) comprovando a integração, que será igual para todos os municípios e foi produzido pelo Bridge
  • 3) O email também deve conter o plano de integração, sendo necessário preencher o ponto 1.1, 1.2, 1.3 e 2.2 (campo URL para página inicial do PEC)
  • 4) O email deve conter a chave PGP do município. O passo a passo para gerar a chave é simples 
  • 5) Para os municípios que não forem adeptos a rede gov.br (saiba sobre o seu município), também é necessário enviar um email para governodigital@economia.gov.br com o Termo de Adesão, que deve ser assinado pelo prefeito
  • 6) Após a verificação dos emails anteriores o município irá receber um “ClientID” e um “ClientSecret” que devem ser inseridos no arquivo de configuração do sistema pelo Administrador da Instalação

Após o processo, todos os profissionais do município poderão realizar o login via gov.br.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão

O PEC da estratégia e-SUS APS é uma solução que informatiza as informações clínicas e administrativas dos pacientes da Atenção Primária à Saúde de todo o Brasil. O  principal objetivo é otimizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde!

O software é desenvolvido pelo Laboratório Bridge, em parceria com o Ministério da Saúde!

O sistema conta com tecnologia de ponta e atende requisitos referentes ao processo de trabalho dos profissionais de saúde da Atenção Primária, desde atendimentos de especialidades médicas até a gestão das unidades.

No PEC também é possível acessar módulos para digitação de Fichas CDS, além da exportação de registros e transmissão de dados ​online​ para o Centralizador Nacional.


Curtiu a novidade? Então envie esse texto pra colegas da saúde, para que eles saibam como fazer o login na nova versão! 💙


O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

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