Como transformamos a saúde pública brasileira desde 2013?
Saiba como o Lab está relacionado à essa data e ao compromisso de fazer a diferença na gestão da saúde pública
Por Anna Cláudia Corrêa
O Dia Mundial da Saúde é celebrado desde 1950, marcando a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de abril.
O compromisso do Laboratório com a gestão pública se estende a essa e outras temáticas, buscando sempre transformar a vida dos brasileiros através da inovação e tecnologia.
No Dia Mundial da Saúde, bora conferir como a gente impacta o tema desde 2013? 👇
- Qual é a importância da pesquisa na área da saúde?
- Como o Bridge inova na gestão da saúde pública?
- Compartilhando conhecimento sobre saúde
- Saúde no ambiente de trabalho
Qual é a importância da pesquisa na área da saúde?
Estudantes da UFSC e colaboradores do Bridge sabem a importância da pesquisa científica e como é essencial para expandir as discussões e conhecimentos sobre saúde.
No Laboratório, temos a equipe de Produção Científica, que desenvolve e apoia estudos e pesquisas sobre o campo de conhecimento dos nossos projetos.
Além do reconhecimento acadêmico e científico do Bridge, valorizamos as pesquisas voltadas para nossos produtos. Para mapear as reais necessidades dos brasileiros ao criar um produto eficaz, temos contato próximo com trabalhadores da área da saúde, entendendo como funcionam suas rotinas.
Inclusive, já tivemos um artigo científico publicado na Qualis A1, revista da OMS! Demais, né? Essa conquista, que aconteceu lá em 2022, foi resultado dos relatos dos bridgers sobre a dedicação no desenvolvimento do projeto O Brasil Conta Comigo.
Como o Bridge inova na gestão de saúde pública?
O Laboratório foi criado em 2013, a partir da construção do projeto piloto e-SUS APS. Desde lá, temos atuado com parcerias em diversas áreas. Falando da saúde pública, temos entregas como e-SUS APS, SIGRESIDÊNCIAS, RNI, O Brasil Conta Comigo e SISMOB.
Nosso grupo de profissionais, professores e bolsistas continuam apoiando o desenvolvimento e informatização da estratégia da Atenção Primária de Saúde do SUS, através de um sistema inovador e eficiente.
Você pode conferir mais sobre cada produto acessando o nosso portfólio!
Compartilhando conhecimento sobre o tema
Os bridgers já tiveram oportunidades de participar de grandes eventos envolvendo saúde e tecnologia, para trocar experiências na área e explorar novos mundos.
Nos dias 26 e 27 de junho, com apoio da FAPESC, o Laboratório vai realizar seu 1º Simpósio de Revolução Digital, buscando construir um espaço para discussões em torno dos desafios trazidos pela transformação digital, tendo como um dos temas principais a saúde.
Saúde no ambiente de trabalho
O conceito de saúde, de acordo com a OMS, é o estado de completo bem-estar físico, mental e social. No Bridge, esse tema é levado a sério! Incentivamos todos os bridgers a participarem das laborais, fazerem pausas entre reuniões e ao longo do horário de trabalho, irem aos momentos de integração e organizarem seus espaços de trabalho.
Sabemos também da importância da saúde mental, por isso o Lab mantém parcerias com psicoterapeutas, disponíveis para apoio e suporte, e possui políticas de trabalho flexíveis, tornando a jornada de cada um a melhor possível.
Curtiu? Se sentir amparado dentro e fora do ambiente de trabalho é fundamental para continuarmos #FazendoBemFeito!
Isso é apenas um pouco das diversas coisas que o Bridge faz pensando na saúde!
Curtiu aprender com o Bridge? Então continue nos acompanhando para conferir novos conteúdos!
@laboratóriobridge no Instagram 😉
Você pode se interessar por:
O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).
Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da gestão pública, com parcerias firmadas com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Educação.