Conheça as novidades da versão 5.3 do PEC e-SUS APS
Saiba quais são os novos módulos e atualizações do Prontuário Eletrônico do Cidadão
O Ministério da Saúde, em parceria com o Laboratório Bridge, lançou nesta nesta quinta-feira (08/11/2024) a versão 5.3 do Prontuário Eletrônico do Cidadão, o e-SUS APS PEC!
A atualização traz novas funcionalidades e melhorias que atendem as necessidades referentes ao processo de trabalho dos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde, facilitando ainda mais suas rotinas, e consequentemente o atendimento ao cidadão.
Confira as mudanças na nova versão! 👇
- Cadastro de Imóveis e Famílias
- Acompanhamento de condições de saúde
- entre profissionais
- Atestado digital
- Filtros e grupos na busca ativa de vacinação
- Unificação de base
- Videochamada adaptada para celular e tablet
- Importação do Bolsa Família
- Nome social do profissional
- Histórico de acessos ao sistema
- Fixar profissionais na agenda
- Relatório de erros retornados pela RNDS
- E mais!
Cadastro de Imóveis e Famílias
A funcionalidade está ainda mais completa, possibilitando o cadastro e atualização de imóveis e famílias em uma interface unificada e intuitiva que gera fichas CDS automaticamente, facilitando a gestão dos cidadãos moradores de cada domicílio.
O recurso também permite visualizar o cadastro completo do imóvel com suas famílias e histórico de visitas, além de corrigir inconsistências em tempo real.
Aprenda como acessar o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) via gov.br
Acompanhamento de condições de saúde
A atualização traz duas novas possibilidades: a exportação de relatórios em CSV, permitindo a manipulação dos dados, e a visualização, em até 7 dias, dos relatórios, sejam processados ou aqueles ainda em processamento.
Agendamento entre profissionais
A nova versão torna possível que aconteça o registro de agendamentos com a participação de dois profissionais, além da possibilidade de incluir um cidadão.
O profissional que marcar esse agendamento será o anfitrião. Para liberar as opções de videochamada e preenchimento automático do campo “Atendimento compartilhado” é preciso que o anfitrião realize o atendimento.
Atestado digital
Ao gerar um atestado para o cidadão, é possível selecionar a opção de atestado digital e fazer o envio diretamente para o e-mail cadastrado do cidadão
Para coletar a assinatura no documento é utilizado um certificado digital ICP-Brasil.
É possível alterar o e-mail antes de iniciar o processo, clicando no ícone de edição ao lado do endereço de e-mail.
Filtros e grupos na busca ativa de vacinação
A versão 5.3 inclui novos grupos-alvo para as vacinas do calendário vacinal: adultos, gestantes e puérperas.
Também foram adicionados novos filtros por Bairro, Tipo de Logradouro e Logradouro, além de regras de identidade de gênero nos relatórios.
Como tirar uma dúvida sobre o e-SUS APS
Unificação de base
Centraliza as informações de todas as instalações de um município em uma única base, ideal para municípios com múltiplas instalações.
O processo começa com a solicitação de envio das informações da instalação desejada para a central do município. Após a aprovação pelo administrador da instalação central, a unificação das bases pode ser realizada.
Videochamada adaptada para celular e tablet
Na última versão foi adicionado o recurso de videochamadas diretamente pelo PEC, permitindo que profissionais de saúde que estejam atuando em conjunto consigam discutir o atendimento.
Agora, a atualização traz mais um recurso: a possibilidade do profissional convidado acessar a videochamada pelo telefone celular ou tablet, mantendo as funções de câmera, microfone e chat. O profissional anfitrião ainda deve acessar a videochamada através do computador.
Importação do Bolsa Família
Agora é possível importar arquivos de beneficiários do Bolsa Família de uma vigência específica para que eles sejam identificados em seus prontuários.
Na folha de rosto, haverá também uma sinalização quando o cidadão contar como beneficiário do Programa.
O arquivo pode ser baixado no e-Gestor e incluído para importação na funcionalidade, que é acessada pelo menu lateral. É possível importar arquivos de qualquer vigência, inclusive listas complementares.
Nome social do profissional
A nova versão inclui o nome social também para os profissionais, respeitando-o em todas as telas, relatórios, impressões e buscas
Caso um usuário busque pelo nome civil ou social do profissional, o sistema retorna apenas o nome social.
Histórico de acessos ao sistema
Outra funcionalidade presente nesta versão é a possibilidade de visualizar o histórico de acessos, selecionando esta opção no menu superior direito. Assim, a tela do sistema trará as informações solicitadas do usuário conectado.
Fixar profissionais na agenda
A funcionalidade surge para facilitar a busca por profissionais no processo de agendamento. Agora existem duas seções: “Acesso rápido” e “Outros profissionais”.
Se não houver profissionais fixados na primeira opção, a segunda mostrará a lista completa dos profissionais com que é possível realizar agendamento.
Se tiver profissionais fixados na seção “Acesso rápido”, a opção “Outros profissionais” só mostra resultados caso o usuário busque por um nome.
Acompanhamento de condições de saúde
A atualização traz duas novas possibilidades: a exportação de relatórios em CSV, permitindo a manipulação dos dados, e a visualização, em até 7 dias, dos relatórios, sejam processados ou aqueles ainda em processamento.
Relatório de erros retornados pela RNDS
Essa funcionalidade é voltada para os Administradores municipais e permite acesso ao relatório através do módulo “Gestão Municipal” e depois na aba “RNDS”.
O novo botão permite selecionar um determinado período e os tipos de registros que devem ser mostrados, exibindo a quantidade de erros retornados no tempo selecionado.
E mais!
Além de todas as atualizações citadas, essa versão traz novas opções de condutas na discussão de caso no Cuidado Compartilhado e maior precisão nas prescrições de medicamentos, permitindo que as doses sejam fracionadas por turno: manhã, tarde e noite.
Todas essas funcionalidades entregam para os profissionais da Atenção Primária à Saúde do país um sistema ainda mais inovador, garantindo um atendimento cada vez mais eficaz.
Para saber mais sobre cada melhoria da versão 5.3, basta acessar a aba “Novidades da versão” no menu lateral do PEC.
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O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).
Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da gestão pública, com parcerias firmadas com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Educação.