Novidades-PEC-5.3
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Conheça as novidades da versão 5.3 do PEC e-SUS APS

Saiba quais são os novos módulos e atualizações do Prontuário Eletrônico do Cidadão 

O Ministério da Saúde, em parceria com o Laboratório Bridge, lançou nesta  nesta quinta-feira (08/11/2024) a versão 5.3 do Prontuário Eletrônico do Cidadão, o e-SUS APS PEC!

A atualização traz novas funcionalidades e melhorias que atendem as necessidades referentes ao processo de trabalho dos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde, facilitando ainda mais suas rotinas, e consequentemente o atendimento ao cidadão.

Confira as mudanças na nova versão! 👇

  • Cadastro de Imóveis e Famílias
  • Acompanhamento de condições de saúde
  • entre profissionais 
  • Atestado digital 
  • Filtros e grupos na busca ativa de vacinação
  • Unificação de base 
  • Videochamada adaptada para celular e tablet
  • Importação do Bolsa Família
  • Nome social do profissional
  • Histórico de acessos ao sistema 
  • Fixar profissionais na agenda 
  • Relatório de erros retornados pela RNDS 
  • E mais!

Cadastro de Imóveis e Famílias

A funcionalidade está ainda mais completa, possibilitando o cadastro e atualização de imóveis e famílias em uma interface unificada e intuitiva que gera fichas CDS automaticamente, facilitando a gestão dos cidadãos moradores de cada domicílio. 

O recurso também permite visualizar o cadastro completo do imóvel com suas famílias e histórico de visitas, além de corrigir inconsistências em tempo real.

Aprenda como acessar o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) via gov.br

Acompanhamento de condições de saúde

A atualização traz duas novas possibilidades: a exportação de relatórios em CSV, permitindo a manipulação dos dados, e a visualização, em até 7 dias, dos relatórios, sejam processados ou aqueles ainda em processamento.

Agendamento entre profissionais

A nova versão torna possível que aconteça o registro de agendamentos com a participação de dois profissionais, além da possibilidade de incluir um cidadão.

O profissional que marcar esse agendamento será o anfitrião. Para liberar as opções de videochamada e preenchimento automático do campo “Atendimento compartilhado” é preciso que o anfitrião realize o atendimento.

Atestado digital

Ao gerar um atestado para o cidadão, é possível selecionar a opção de atestado digital e fazer o envio diretamente para o e-mail cadastrado do cidadão

Para coletar a assinatura no documento é utilizado um certificado digital ICP-Brasil.

É possível alterar o e-mail antes de iniciar o processo, clicando no ícone de edição ao lado do endereço de e-mail.

Filtros e grupos na busca ativa de vacinação

A versão 5.3 inclui novos grupos-alvo para as vacinas do calendário vacinal: adultos, gestantes e puérperas.

Também foram adicionados novos filtros por Bairro, Tipo de Logradouro e Logradouro, além de regras de identidade de gênero nos relatórios.

Como tirar uma dúvida sobre o e-SUS APS

Unificação de base

Centraliza as informações de todas as instalações de um município em uma única base, ideal para municípios com múltiplas instalações.

O processo começa com a solicitação de envio das informações da instalação desejada para a central do município. Após a aprovação pelo administrador da instalação central, a unificação das bases pode ser realizada.

Videochamada adaptada para celular e tablet

Na última versão foi adicionado o recurso de videochamadas diretamente pelo PEC, permitindo que profissionais de saúde que estejam atuando em conjunto consigam discutir o atendimento.

Agora, a atualização traz mais um recurso: a possibilidade do profissional convidado acessar a videochamada pelo telefone celular ou tablet, mantendo as funções de câmera, microfone e chat. O profissional anfitrião ainda deve acessar a videochamada através do computador.

Importação do Bolsa Família

Agora é possível importar arquivos de beneficiários do Bolsa Família de uma vigência específica para que eles sejam identificados em seus prontuários.

Na folha de rosto, haverá também uma sinalização quando o cidadão contar como beneficiário do Programa.

O arquivo pode ser baixado no e-Gestor e incluído para importação na funcionalidade, que é acessada pelo menu lateral. É possível importar arquivos de qualquer vigência, inclusive listas complementares.

Nome social do profissional

A nova versão inclui o nome social também para os profissionais, respeitando-o em todas as telas, relatórios, impressões e buscas

Caso um usuário busque pelo nome civil ou social do profissional, o sistema retorna apenas o nome social.

Histórico de acessos ao sistema

Outra funcionalidade presente nesta versão é a possibilidade de visualizar o histórico de acessos, selecionando esta opção no menu superior direito. Assim, a tela do sistema trará as informações solicitadas do usuário conectado.

Fixar profissionais na agenda

A funcionalidade surge para facilitar a busca por profissionais no processo  de agendamento. Agora existem duas seções: “Acesso rápido” e “Outros profissionais”. 

Se não houver profissionais fixados na primeira opção, a segunda mostrará a lista completa dos profissionais com que é possível realizar agendamento. 

Se tiver profissionais fixados na seção “Acesso rápido”, a opção “Outros profissionais” só mostra  resultados caso o usuário busque por um nome.

Acompanhamento de condições de saúde

A atualização traz duas novas possibilidades: a exportação de relatórios em CSV, permitindo a manipulação dos dados, e a visualização, em até 7 dias, dos relatórios, sejam processados ou aqueles ainda em processamento.

Relatório de erros retornados pela RNDS

Essa funcionalidade é voltada para os Administradores municipais e permite acesso ao relatório através do módulo “Gestão Municipal” e depois na aba “RNDS”. 

O novo botão permite selecionar um determinado período e os tipos de registros que devem ser mostrados, exibindo a quantidade de erros retornados no tempo selecionado.

E mais!

Além de todas as atualizações citadas, essa versão traz novas opções de condutas na discussão de caso no Cuidado Compartilhado e maior precisão nas prescrições de medicamentos, permitindo que as doses sejam fracionadas por turno: manhã, tarde e noite. 

Todas essas funcionalidades entregam para os profissionais da Atenção Primária à Saúde do país um sistema ainda mais inovador, garantindo um atendimento cada vez mais eficaz.

Para saber mais sobre cada melhoria da versão 5.3, basta acessar a aba “Novidades da versão” no menu lateral do PEC.


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O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da gestão pública,  com parcerias firmadas com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Educação.

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