Conheça as novidades do PEC versão 5.1
Tempo de Leitura: 5 minutos

Conheça as novidades da versão 5.1 do PEC e-SUS APS!  

Saiba quais são os novos módulos e atualizações da mais recente versão do Prontuário Eletrônico do Cidadão e-SUS APS

O Ministério da Saúde e o Laboratório Bridge (UFSC) lançaram nesta quinta-feira (04/05/2023) a versão 5.1 do Prontuário Eletrônico do Cidadão, o PEC e-SUS APS! A atualização conta com diversas novidades, além de melhorias em módulos já existentes e no sistema como um todo.

A estratégia oficial do Ministério para a Atenção Primária à Saúde do país, e portanto, em atualização do PEC avançamos para um atendimento mais eficaz a todos os brasileiros. 

Esse conteúdo é para você, profissional da Atenção Primária que deseja conhecer as principais novidades na atualização do sistema, e como elas vão ajudar na sua rotina!

Confira agora o que mudou na versão 5.1 do PEC.

  • Acompanhamento de cidadãos vinculados
  • PEC para uso do estagiário
  • Busca ativa de vacinação
  • Registro tardio
  • Reterritorialização
  • Outras melhorias
    • CADSUS + e-SUS APS!

Acompanhamento de cidadãos vinculados

A versão 5.1 do PEC e-SUS APS trouxe um novo tipo de acompanhamento para os profissionais de saúde: agora você pode buscar, imprimir e exportar todos os cidadãos acompanhados pelas equipes da unidade de saúde. 

Ou seja, agora até mesmo os cidadãos que não pertencem a um núcleo familiar são considerados no novo relatório! Unidades de saúde que não utilizam o CDS podem visualizar os cidadãos no relatório, desde que equipe responsável pelo cidadão esteja informada em seu cadastro.

Imagem do novo módulo de acompanhamento de cidadãos vinculados da versão 5.1 do PEC

Assim, diversos perfis de profissionais de saúde terão acesso à novidade. Porém, por padrão, apenas profissionais com perfil de Coordenador da UBS conseguirão visualizar cidadãos de todas equipes no relatório; os demais profissionais só visualizam cidadãos relacionados às suas respectivas equipes.

Como acessar? O Acompanhamento de cidadãos vinculados fica em um novo menu de Acompanhamentos, agrupado ao Acompanhamento de condições de saúde.

PEC para uso do estagiário

Criamos uma nova funcionalidade para que estagiários possam utilizar o PEC, tendo seus atendimentos validados pelo supervisor antes da finalização. Agora, os estagiários possuem um login individual e um cadastro de lotação de estágio com um respectivo supervisor. 

Assim, uma série de ações relacionadas podem ser feitas dentro do PEC e-SUS APS. Confira a lista: 

  • Retificação de atendimentos realizados pelo estagiário antes do início da revisão pelo supervisor;
  • Revisão dos atendimentos feitos pelo estagiário antes da finalização;
  • Atualizações no Histórico para apresentar atendimentos realizados por estagiários;
  • Novos status na Lista de Atendimento para suportar as funcionalidades.
Imagem do cadastro de lotação de estágio que agora figura na versão 5.1 do PEC e-SUS APS

Busca ativa de vacinação

Agora é possível para profissionais de saúde realizarem uma busca ativa de vacinação nas suas unidades de saúde. Ou seja, tomarem conhecimento dos dados de cidadãos que possuem imunobiológicos atrasados ou no prazo para aplicação. 

A nova funcionalidade exibe uma listagem com os dados dos cidadãos elencados com doses em atraso ou no prazo (a partir das vacinas descritas no calendário vacinal), além das doses de imunobiológicos aplicados para as vacinas de Covid-19. Assim, o módulo permite apoiar a ampliação da cobertura vacinal da população!

Imagem da nova forma de busca ativa de vacinação da versão 5.1 do PEC e-SUS APS

Por exemplo, você pode filtrar o resultado da listagem a partir de dois campos: grupo-alvo e status da vacina, além dos filtros por imunobiológico e dose. Estão disponíveis para seleção os grupos-alvo:

  • “Crianças (0 a 9 anos)” e “Adolescentes (10 a 19 anos)” para vacinas do calendário vacinal
  • “Crianças (0 a 9 anos)”, “Adolescentes (10 a 19 anos), “Adultos (20 a 59 anos)” e de “Idosos (60 anos ou mais)” para vacinas da Covid-19

Já a partir do campo status da vacina, poderão ser filtradas por “Atrasada” (vacinas não tomadas dentro do calendário vacinal), e “No prazo” (vacinas não tomadas do calendário vacinal que estão dentro do prazo para aplicação) ou “Aplicadas” (para vacinas da Covid-19).

Você ainda pode ordenar a listagem pelas colunas Cidadão e Idade. Além disso, é possível também exportar o relatório em formato CSV para uso dos dados. 

Registro tardio 

O módulo de Registro tardio foi inteiramente redesenhado para facilitar sua utilização! Com a nova interface, a funcionalidade mantém sua estrutura do atendimento individual, mas com adições que a tornam ainda mais prática.

Como resultado, profissionais de saúde podem realizar um agendamento do Registro tardio quando a justificativa for fora da UBS através do módulo da agenda. Além disso, também poderão realizar registros de atendimentos de até 7 dias anteriores à data atual, que não puderam ser registrados no dia do atendimento. 

Imagem do módulo de registro tardio, inteiramente redesenhado na versão 5.1 do PEC e-SUS APS

Através do módulo, é possível cancelar um registro na própria listagem, caso ele tenha excedido o prazo ou possua outro mais recente que ele; além disso, ao tentar realizar um registro com atendimento mais recente, são exibidas informações do atendimento posterior em uma modal.

Por fim, agora também se pode agendar um atendimento fora da UBS na finalização do atendimento.

Reterritorialização 

Agora você pode atualizar rapidamente o território dos imóveis e seus respectivos núcleos familiares. Ou seja, com esta nova funcionalidade, você não precisa mais atualizar ficha por ficha do território! A atualização das informações que determinam a responsabilidade de acompanhamento é feita de uma forma rápida e consolidada.

Imagem do novo módulo de reterritorialização da versão 5.1 do PEC e-SUS APS

Confira o passo-a-passo: 

  • Acesse a seção “Gestão de Cadastros” e a aba de Reterritorialização;
  • Nesta tela, realize uma busca pelos imóveis desejados;
  • Enfim, selecione na lista quais deles devem ser reterritorializados, informe os novos dados de responsabilidade e clique em “Atualizar imóveis”. Pronto!        

Núcleos familiares envolvidos são automaticamente preservados.

Outras melhorias no PEC

  • Marcadores de consumo alimentar: podem ser registrados diretamente ao atender o cidadão, no Objetivo do SOAP, em quase todos os tipos de atendimento. O formulário varia de acordo com a idade do cidadão. As informações registradas também são apresentadas na impressão e no histórico, onde é possível identificar atendimentos que possuem esse registro através da  etiqueta “Marcadores de consumo alimentar”.
  • Encaminhamento externo: Com a atualização, é possível registrar novos tipos de encaminhamento externo na seção de Plano dos atendimentos. Foram incluídas as opções:
    • CAPS
    • Urgência
    • Internação hospitalar
    • Serviço de Atenção Domiciliar
    • Intersetorial

CADSUS + e-SUS APS!

Por fim, para aumentar a segurança dos dados na comunicação entre PEC e CADSUS, a forma de autenticação do serviço no sistema foi atualizada para utilizar certificado digital e login no gov.br. Para ter acesso ao CADSUS, é necessário que o Administrador Municipal configure o certificado digital do município. Já o usuário do CADSUS precisará realizar o login no gov.br no próprio PEC para acessar todos os serviços disponíveis.

Como o PEC aceita apenas um certificado, os municípios que já possuem um certificado com a RNDS configurada devem solicitar a habilitação do novo serviço do CADSUS para ele. Ou seja, o mesmo certificado deverá ter ambos (CADSUS e RNDS) habilitados.


Agora que você conhece as principais novidades da versão 5.1 do PEC, que tal conhecer outros conteúdos sobre o e-SUS APS? 

Você pode se interessar por esses artigos:


O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Posts Relacionados

Shopping Basket