Facilitando a vida acadêmica: Conheça o aplicativo Jornada do Estudante

Entenda como acessar e usar o aplicativo disponibilizado pelo Ministério da Educação e desenvolvido pelo Laboratório Bridge

Conteúdo produzido por Lucas Postal e Yuri Micheletti

Com o início das aulas, às vezes é uma trabalheira achar documentos ou informações acadêmicas, como:  histórico escolar,  comprovante de vínculo estudantil, matérias que já cursou ou outros tipos de documentos.

É aí que o aplicativo Jornada do Estudante (JE) aparece para te ajudar!

O aplicativo, desenvolvido pelo Laboratório Bridge em parceria com o Ministério da Educação (MEC), é parte de uma estratégia do MEC para promover a transformação digital na educação. Seu objetivo é unificar o acesso às informações e documentos acadêmicos acumulados ao longo da vida, desde o ensino básico até o ensino superior e pós-graduação. Além disso, também é um canal direto de comunicação entre o MEC e os estudantes.

O aplicativo pode ser usado por qualquer cidadão brasileiro que tenha um CPF válido, seja ele um estudante ativo ou um egresso.

Quer entender mais suas funcionalidades e como acessar? Continue no texto com a gente! 👇

• Funcionalidades do aplicativo
  • Como acessar o aplicativo
  • A importância do Jornada do Estudante

Funcionalidades do aplicativo

Uma das principais vantagens do Jornada do Estudante é facilitar o acesso e acompanhamento dos registros estudantis, desde disciplinas cursadas por período até documentos digitais relativos à sua trajetória escolar.

Também é possível informar um curso em que você estudou ou está cursando, colaborando com a estratégia do MEC para integração das instituições de ensino ao JE. Ou seja, as várias instituições de ensino que você frequentou ao longo da sua vida acadêmica estarão integradas em um só aplicativo.

O app também permite que os usuários recebam, através de um canal de comunicação direto entre o MEC e o estudante, as novidades do Governo Federal voltadas à educação.

Além disso, é possível acessar rapidamente serviços importantes como o ENEM, FIES, o ProUni, Sisu e a Capes e mídias digitais com conteúdos e palestras transmitidas ao vivo.

Como acessar o aplicativo

Para acessar o Jornada do Estudante não tem segredo! A ferramenta está disponível gratuitamente para download na Play Store ou App Store

Assim que instalado, faça o login da sua conta GOV.BR e pronto! O aplicativo já pode ser usado.

A importância do Jornada do Estudante

A primeira versão do aplicativo foi lançada em junho de 2022, e conta com 2 instituições piloto integradas: a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os seus acadêmicos do ensino superior agora podem acompanhar suas jornadas com informações de cursos, disciplinas e progresso.

Outras instituições de ensino de todo o Brasil já estão em processo de adesão e integração à Jornada do Estudante. Quer ver seu colégio ou universidade integrado ao JE? Este processo pode ser iniciado preenchendo o formulário de interesse no site da Rede Aprender

Enquanto aguarda que as suas instituições de ensino sejam autorizadas para fazer parte da estratégia, você já pode usufruir das demais funcionalidades do aplicativo.

Desde o lançamento da primeira versão do JE, melhorias e novas funcionalidades são implementadas gradativamente. Nas próximas versões, estarão disponíveis o Comprovante de Vínculo Estudantil, informações referentes ao ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação, acesso a dados acadêmicos de dependentes, ao diploma digital do ensino superior e muito mais.

O objetivo é que cada vez mais estudantes se beneficiem dessa ferramenta, tendo acesso às suas informações acadêmicas de forma mais simples e organizada!

E aí, curtiu entender mais sobre o Jornada do Estudante? Então continue nos acompanhando para conferir novos conteúdos!

Você pode se interessar por: