dicas-boa-apresentação
Tempo de Leitura: 4 minutos

3 dicas infalíveis para uma boa apresentação

Confira as dicas da nossa bridger Luísa Lacerda para mandar bem na apresentação

Produzido por Júlia Duarte, Luísa Lacerda e Marina Soares

Ao realizar uma apresentação, você deseja passar uma mensagem para o público. Porém, atrair a atenção do ouvinte e conseguir passar todas as informações para o receptor não é tarefa fácil. Então, como criar uma boa apresentação? 

Para ensinar como desenvolver uma apresentações de sucesso, a Luísa Lacerda, Supervisora do Núcleo de Gestão do Laboratório Bridge, traz três dicas infalíveis. Afinal, aqui no Bridge Compartilhar Dá + XP! 💙

#Dica 1: Quebra-gelo

Imagine o seguinte cenário: você está entrando na sala para assistir uma apresentação e presencia um silêncio. O apresentador logo inicia o conteúdo e não tem nenhuma interação com o público. Parece chato? É porque geralmente é mesmo…

Mas a história é totalmente diferente quando você utiliza as técnicas de quebra-gelo. A partir dele, você já alinha as expectativas e conquista o interesse do público. É aquele momento inicial para chamar a atenção das pessoas!

O quebra-gelo pode ser uma piada, desde que seja sobre você mesmo, uma dinâmica ou uma pergunta que faça os ouvintes se envolverem com o tema da apresentação e contarem suas experiências. O intuito é conquistar o foco para a conversa já no início. Não esqueça de usar os títulos ao seu favor!

#Dica 2: Conheça seu público

Para preparar um conteúdo, é importante entender quem está ouvindo, saber com quem você está falando. Todo discurso tem o intuito de ser compreendido pelo receptor. É preciso ter em mente que a mensagem é para ele. Assim, conhecer o seu público-alvo vai tornar mais fácil definir seu objetivo e traçar estratégias de comunicação.

E, para se comunicar da melhor maneira, a boa oratória é indispensável. Uma boa oratória tem o poder de melhorar não somente a autoconfiança do emissor, mas também abrir portas e tornar a mensagem clara para o receptor.

imagem1-emissor-receptor

Imagem 1: O caminho da mensagem

#Dica 3: Boa oratória é questão de prática!

Com boa oratória a mensagem é transmitida com clareza.  Mas calma, se você sente dificuldade, saiba que ela pode ser melhorada através de algumas técnicas. A principal delas é evitar os vícios de linguagem. Termos como “hã”, “tipo” e “né?” muitas vezes são utilizados pois os locutores se sentem incomodados com os vazios entre uma fala e outra. 

Mas, pode ficar tranquilo, esses vazios são importantes e devem existir. Preencher esses momentos com termos que não significam nada pode desencadear um efeito rebote negativo: demonstrar falta de preparo e de vocabulário.

Outros vícios como uso de diminutivos e repetições também diminuem o valor da informação. As causas para uso desses recursos podem ir desde a convivência com pessoas que já possuem a mania até um improviso mal elaborado.

Outro ponto importante na oratória é alternar o ritmo da apresentação. Isso porque a atenção das pessoas pode diminuir ao longo do tempo e variar a entonação ajuda a fugir da monotonia. Para completar, nada melhor que manter o contato visual e postura que demonstre presença, pois a linguagem corporal faz parte. 

E claro, pratique! Vale treinar no espelho, com um gravador de voz e até com um amigo. Não é para decorar o conteúdo, mas entender e saber daquilo que você vai falar. 

#Dica Extra: Utilize o ciclo de apresentação

Para uma boa apresentação é importante ter em mente o seu planejamento. Um conselho é seguir as etapas do ciclo de apresentação que deve consistir em um quebra-gelo (lembra da dica 1?), conteúdo e finalização.

imagem2-ciclo-de-apresentacao

Imagem 2: Representação do ciclo de apresentação

O conteúdo é a mensagem principal que você deseja transmitir. Ele deve ser hierarquizado pensando nos tópicos principais e nos subtópicos. A compreensão fica mais fácil quando você cria conexões entre os assuntos que você vai apresentar, criando uma linha de raciocínio. 

Para gerar impacto, os recursos visuais devem ser explorados como apoio da sua fala, afinal, uma apresentação bonita desperta mais atenção, mas o foco é o conteúdo.

A finalização é o momento de encerrar fazendo o público sentir que valeu a pena participar. Todos os pontos apresentados anteriormente contribuem para isso. O impacto deve ser alcançado do início ao fim.

Além disso, para deixar tudo organizado, o tempo de duração ou possíveis intervalos devem ser planejados. 

Mas, se mesmo com todas essas dicas, ainda acontecer algum imprevisto ou errinho no caminho, não se preocupe. É só seguir em frente!

Agora, é hora do show! E, relaxa, vai dar tudo certo.


Depois de todas essas dicas, você vai arrasar ainda mais nas próximas apresentações.

Curtiu aprender com o Bridge? Então continue nos acompanhando para conferir novos conteúdos!

@laboratóriobridge no Instagram 😉

Você pode se interessar por:


O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Posts Relacionados

Shopping Basket