pec-5-0-ceo-odontologia-especialidade-atenção-secundária
Tempo de Leitura: 2 minutos

CEO no PEC! Conheça a funcionalidade da nova versão

Em nova atualização, o Prontuário Eletrônico do Cidadão expande seu registro para a Atenção Secundária com os Centros de Especialidades Odontológicas

Produzido por Marina Soares

Com grandes lançamentos, vem grandes novidades… Por isso, a nova versão do Prontuário Eletrônico do Cidadão, o PEC, atinge um novo patamar ao incluir as especificidades dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) no sistema! 🤩

Agora, profissionais da odontologia especializada da Atenção Secundária poderão dar continuidade a um atendimento iniciado nas Unidades Básicas de Saúde, as UBS, e vice-versa. Assim o processo pode ser agilizado e automatizado.

Mas o que isso faz? Como utilizar? Como ajudará os profissionais? 

Para descobrir tudo isso, continue com a gente. 👇

  • Qual a importância do CEO no PEC?
  • Atualizações no atendimento odontológico e odontograma

Qual a importância do CEO no PEC?

A necessidade da ampliação do PEC para a Atenção Secundária  veio dos próprios profissionais da saúde consultados no desenvolvimento da nova versão. Ao todo, mais de 300 usuários foram ouvidos. E, segundo eles, a ampliação para o CEO era essencial!

Isso porque, para uma abordagem mais ampla do estado de saúde dos pacientes, é necessário expandir os registros clínicos possíveis para as especialidades. Nesse caso, para cirurgiões dentistas, que poderão acessar novas abas de tecidos moles e duros e registros periodontais. 😍

Com essa nova possibilidade de armazenamento eletrônico, é possível marcar as sondagens feitas no cidadão! E, ainda mais importante, fica mais fácil diagnosticar problemas e condições em tecidos moles e duros da boca.

Segundo Gabriel Norde, Product Owner no Laboratório Bridge que trabalhou no desenvolvimento da nova versão do PEC, “são funcionalidades básicas, mas que têm um grande impacto na qualidade de informações produzidas no CEO”.

Atualizações no atendimento odontológico e odontograma

E não é só o CEO! O atendimento odontológico e odontograma também tá de cara nova. 

O odontograma é a ferramenta mais importante na hora de registrar os dados dos pacientes em um atendimento odontológico. Por isso, criamos um novo formato de registro, que une a Evolução Odontológica do sistema antigo com a inserção de Problemas e Condições nos dentes.

Vamos dar uma olhada nas novidades?

  • Tela única – na nova versão é possível registrar tudo sem precisar mudar de tela;
  • Sem perda de tempo na replicação de informações – sabe quando um cidadão tem o mesmo problema em mais de um dente? Agora, o profissional da saúde pode replicar os problemas e condições de forma automatizada;
  • Visualização do histórico – com o redesign, o histórico de evolução odontológica está ainda mais simplificado.

“O trabalho de ampliar as possibilidades de registro odontológicos tem relação com a adesão do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) ao PEC, por isso além dos registros novos amplia-se a comunicação entre as esferas da Atenção Primária e especializada”.

Gabriel Norde

E aí, o artigo te ajudou a entender o CEO no PEC?

Então continue nos acompanhando para conferir novos conteúdos!

@laboratóriobridge no Instagram 😉

Você pode se interessar por:


O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Posts Relacionados

Shopping Basket