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Saiba quais são as novidades da versão 5.0 do PEC / e-SUS APS

Conheça as mudanças da atualização do Prontuário Eletrônico do Cidadão e os módulos que trazem novidades!

O Ministério da Saúde e o Laboratório Bridge lançaram a versão 5.0 do Prontuário Eletrônico do Cidadão, o PEC e-SUS APS! A atualização finaliza o redesign completo do módulo de atendimento, com tecnologias mais modernas e sofisticadas.

Sendo a estratégia oficial do Ministério para a Atenção Primária à Saúde do país, cada atualização do PEC é um grande avanço para um atendimento mais eficaz a todos os brasileiros. Na versão 5.0, o grande foco do Laboratório Bridge foi trazer mais agilidade para os registros no Prontuário.

Para isso, as equipes desenvolvedoras fizeram cerca de 150 entrevistas e ouviram mais de 300 profissionais da saúde no processo de criação da nova versão. A expectativa é que as mudanças tornem o uso do PEC cada vez mais intuitivo para os profissionais da área. 

Esse conteúdo é destinado a você, profissional da Atenção Primária que deseja saber quais são as principais novidades na atualização do sistema!

Confira agora o que mudou na versão 5.0 do PEC.

  • Tela do atendimento
  • Histórico de atendimentos
  • Antecedentes
  • Atendimento e acompanhamento pré-natal
  • Atendimento odontológico e odontograma
  • Atendimento odontológico (CEO) pelo PEC
  • Solicitação e resultados de exames
  • Criar novos modelos de atestado
  • Avaliação de alergias
  • Registro de problemas e condições

Tela do atendimento

Agora, os profissionais de saúde podem ver dados clínicos do cidadão sem sair da tela de atendimento! 

Em versões anteriores, era necessário acessar diferentes módulos dentro do PEC para conferir se o cidadão possui alergias ou outras condições de saúde. Além de gastar o tempo precioso dos atendimentos, também havia o risco de não identificar todas as informações necessárias sobre a saúde do cidadão!

Com o PEC 5.0, agora a lateral da tela de atendimento apresenta um resumo das principais informações clínicas do cidadão. Ao iniciar um atendimento, o sistema informa automaticamente se o cidadão possui registro de alergias, problemas/condições, se existem medicamentos em uso e resultados de exames recentes. Tudo isso sem que o profissional precise procurar essas informações em outros módulos!

Para acompanhamento de pessoas com 60 anos ou mais, a lateral irá mostrar a data da última avaliação multidimensional. Além disso, o card de medições apresenta um alerta quando cinco ou mais medicamentos de uso contínuo estiverem ativos!

Já no acompanhamento de crianças, o card agora apresenta um resumo das vacinações em dia, aleitamento materno e data da última consulta, além do status de desenvolvimento da criança. 

Histórico de atendimentos

A visualização dos dados essenciais do Histórico Clínico do Cidadão está mais rápida e fácil na listagem! 

O acesso ao Histórico Clínico é importante para nortear o profissional de saúde em suas ações no atendimento ao cidadão. Em versões anteriores, eram relatados problemas pela lentidão no carregamento e pela falta de uma visualização fácil dos dados. 

Com o novo Histórico Clínico, é possível acessar as principais informações do atendimento de forma rápida e otimizada. No detalhamento, os dados foram organizados para que a leitura de um grande volume seja simples e fluida, permitindo rápida identificação das informações. 

Incluímos também novas opções de filtros de pesquisa e diminuímos o tempo das filtragens. Também foram realizadas diversas otimizações na listagem do Histórico, para que não haja lentidão no acesso aos dados. Além disso, agora é possível realizar a impressão em lote, sem a necessidade de abrir o detalhamento dos registros!

Antecedentes

O módulo de antecedentes foi integrado ao fluxo principal do SOAP!

Agora, você pode registrar as informações de antecedentes clínicos ou familiares na página principal do atendimento. E a forma de registrar as informações também mudou. Na versão 5.0, os antecedentes do cidadão (pessoais ou obstétricos) serão registrados através do botão Adicionar antecedente resolvido.

Este botão redireciona para a janela da Lista de Problemas e Condições, que contém os demais problemas/condições ativos ou latentes do cidadão. Assim, a visualização das suas informações clínicas fica ainda mais fácil e centralizada.

Compare o módulo de Antecedentes antigo e na nova versão!

Atendimento e acompanhamento pré-natal

Todo fluxo de pré-natal pode ser realizado diretamente na avaliação do SOAP, e o acompanhamento está sempre visível para as pessoas gestantes! 

As modificações no módulo foram pensadas para facilitar o fluxo de trabalho do acompanhamento pré-natal. Ao realizar o desfecho de uma gestação (seja de puerpério ou não), é possível resolver a condição de desfecho e as condições de alto risco associadas à gestação corrente durante a própria avaliação no SOAP.

Informações que antes não estavam disponíveis no acompanhamento agora sempre serão apresentadas: quantidade de consultas realizadas pela gestante, se houve consulta odontológica, etc. Agora, a visualização do acompanhamento também estará sempre visível na lateral do atendimento, para todos os profissionais que acompanham a gestante.

Atendimento odontológico e odontograma

Novas funcionalidades desenvolvidas especialmente para profissionais da saúde bucal!

O odontograma é a principal ferramenta para a inserção de dados clínicos dentro de um atendimento odontológico. Por isso, agora você registra problemas, condições e procedimentos sem ter que mudar de tela. E também pode replicar problemas/condições para quantos dentes forem necessários, sem ter que repetir a tarefa a cada dente! 

Além disso, o atendimento odontológico agora conta com dois novos módulos: registros periodontais e registros para tecidos moles e duros.

Atendimento odontológico (CEO) pelo PEC

Uma das principais novidades da atualização: os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) poderão registrar os atendimentos via PEC! 

O Periograma completo e o Registro periodontal simplificado são as mais novas possibilidades de armazenamento eletrônico dentro do Prontuário! Além disso, agora também é possível diagnosticar problemas e condições em tecidos moles e duros da boca.

E outra novidade: quando os estabelecimentos de saúde utilizam a mesma instalação municipal, é possível visualizar o histórico clínico da Atenção Primária do cidadão. Assim, fica mais fácil ter uma visão global do estado de saúde da pessoa atendida! 

A inclusão do CEO no PEC é um dos primeiros passos para incluir o nível de Atenção Secundária no sistema. Tudo para garantir o melhor atendimento possível ao cidadão. 

“São funcionalidades básicas, que têm um grande impacto na qualidade de informações produzidas no CEO”

Usuário anônimo

Solicitação e resultados de exames

Novo fluxo para solicitar e registrar exames: agora você pode replicar todos os exames de uma solicitação antiga e registrar mais de um resultado na mesma tela.

Esse era um pedido grande dos profissionais! Otimizamos o fluxo de solicitação e registro de exames, já que é comum que cidadãos com doenças crônicas precisem refazer os mesmo exames mais de uma vez. 

No registro de exames, todos os exames solicitados para o cidadão agora ficam em uma única tela. As solicitações serão agrupadas e, caso você deseje, é possível aplicar a mesma data de realização e resultado ao mesmo tempo. 

Recado importante: exames solicitados há mais de um ano não irão aparecer nessa tela.

Já na solicitação de exames, a principal diferença é a possibilidade de replicar solicitações antigas. Lembrando que caso haja a necessidade de criar novos grupos de exames é necessário solicitar ao Administrador Municipal!

Compare o Histórico de Solicitações antigo e na nova versão!

Criar novos modelos de atestado

Agora, é possível criar e replicar modelos de atestado personalizados, facilitando o trabalho de profissionais que utilizam o mesmo texto em diversas ocasiões! 

Cada profissional agora pode cadastrar e utilizar modelos personalizados diretamente do módulo de atestado do SOAP. O modelo de atestado cadastrado por cada profissional fica  disponível apenas para ele, e pode ser utilizado para todos os atendimentos. 

A nova versão do PEC traz também mais agilidade: no momento do uso do modelo, nome, CPF/CNS, data e hora são preenchidos automaticamente de acordo com o cidadão que está sendo atendido! 

Avaliação de alergias

O registro de alergias agora é feito direto na Avaliação, na seção “Alergias e reações adversas”! 

A intenção é facilitar que o registro de alergias possa ser feito no fluxo do atendimento ao cidadão. As informações preenchidas em atendimentos anteriores ficam disponíveis tanto na Folha de Rosto quanto na Lateral do Atendimento! 

O campo Agente agora utiliza valores baseados em catálogos reconhecidos, como CATMAT, PNI e CBARA. Também foram inseridos campos para diferenciar alergia de intolerância e para registrar o grau de certeza. Além disso, agora o registro do início da alergia pode ser feito utilizando o campo de data ou da idade do cidadão.

Registro de problemas e condições

O registro da história clínica é fundamental para apoiar a tomada de decisão e aumentar a  qualidade do cuidado prestado. Para que esse registro seja mais ágil, ele pode ser realizado dentro do SOAP, enquanto a Avaliação é preenchida!

Após informar o CIAP ou CID, o profissional pode marcar um checkbox Inserir na Lista de problemas/condições. Ao fazer isso, são apresentados os campos necessários para atualizar o problema/condição. Ao salvar o registro, as alterações vão automaticamente ser refletidas na Lista de problemas/condições. 

Além disso, o registro de evolução de problemas/condições que estão ativos ou latentes também está mais ágil. Em vez de pesquisar pelo CIAP/CID que deseja evoluir, você pode selecionar o agravo no campo Pesquisa por problemas/condições ativos/latentes. Assim, os campos de CIAP, CID, Início e status do problema serão preenchidos automaticamente.


Agora que você já sabe quais são as principais novidades da versão 5.0 do PEC, que tal conhecer outros conteúdos sobre o e-SUS APS? 

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O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

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