e-sus-aps-pec-saúde-nova-versão
Tempo de Leitura: 3 minutos

PEC 4.5: confira quais são as novidades da nova versão no e-SUS APS

Login facilitado, redesigns, mudanças no registro de vacinas e outras melhorias

Conteúdo produzido por Marina Soares

A nova versão do Prontuário Eletrônico do Cidadão chegou cheia de novidades! Agora, o sistema está ainda mais funcional, facilitando o trabalho dos profissionais da saúde. 👨‍⚕️

Nesta atualização do e-SUS APS, tivemos modificações importantes em três módulos: Agendas dos profissionais e cidadãos, Atendimento de Vacinação e o novo acesso via gov.br!

Para entender as modificações e conferir o trabalho feito pelas equipes de  desenvolvimento, segue com a gente. 😉👇

  • Agendas dos profissionais e cidadãos
  • Atendimento de Vacinação
  • Novo acesso via gov.br
  • Do Bridge para o Brasil

Agendas dos profissionais e cidadãos

As funcionalidades foram reorganizadas tanto na agenda quanto no módulo de vacinação, com o objetivo de melhorar a usabilidade e o desempenho do sistema. Na agenda dos profissionais, os usuários solicitaram alterações (e nós atendemos)! 🤩

Agora, a nova versão terá as seguintes funcionalidades:

  • Apresenta telefone do cidadão e local de atendimento (quando é fora da UBS) na lista de agendamentos;
  • Mais agendamentos são apresentados ao mesmo tempo na tela;
  • Visualização mais rápida dos detalhes do agendamento;
  • Campos de horários e impressão de agendamentos apresentam todos os horários do dia e não apenas do período;
  • A configuração da agenda e fechamentos pode ser feita na própria tela da agenda do profissional.

Já na agenda do cidadão, agora todos os agendamentos poderão ser visualizados diretamente na tela de cadastro do cidadão!

Atendimento de Vacinação

Agora na versão 4.5 do PEC é possível observar quantas doses de um imunobiológico foi aplicada no cidadão. Ou seja, será possível ver que a cidadã Maria da Silva tomou duas doses da vacina X!

Além disso, as legendas dos status das doses foram atualizadas para estar mais de acordo com a realidade do profissional.

Novo acesso via gov.br

E, a novidade mais esperada: o login via Gov.br

Visando simplificar o acesso a serviços públicos digitais, o Governo Federal propôs a Plataforma de Cidadania Digital! Ela facilita a identificação e autenticação do cidadão, e agora pode ser utilizada para fazer login no PEC.

Para habilitar a funcionalidade, é preciso seguir o passo-a-passo de configuração, também disponível no Manual do PEC, com informações para instalação e implementação das melhorias.

Do Bridge para o Brasil

Todas essas melhorias foram desenvolvidas ao longo de um processo que contou com a colaboração de diversos bridgers! No total, foram mais de 24 sprints dedicadas para o desenvolvimento das novidades, 52 profissionais de saúde envolvidos nas entrevistas e testes da versão, mais de 400 issues abertas e resolvidas e mais de 200 testes automatizados!

O Bridge desenvolve desde 2013 o e-SUS APS (na época chamado de e-SUS AB)! Com o foco em ser um sistema robusto, inovador, eficiente, dinâmico, moderno, sustentável e prático, o PEC é feito por bridgers apaixonados por tecnologia e inovação.

O Laboratório Bridge está presente no desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema do início ao fim, com foco em #SerADiferença na gestão da saúde brasileira! Por isso, queremos sempre trabalhar para sermos a desenvolvedora das melhores soluções tecnológicas da gestão pública!

Tem alguma dúvida sobre o sistema? Entre em contato com o time do Suporte e-SUS APS! Para realizar o contato com a equipe, o usuário deve criar um perfil no site do Suporte, informando nome, CPF, cargo em que trabalha, estado e cidade. Na plataforma, o cidadão poderá realizar a abertura de um ticket de suporte e poderá acompanhar o andamento do mesmo.


E aí, curtiu as novidades da versão 4.5 do PEC? Então compartilhe com todo mundo que pode se interessar por essas modificações. Afinal, #CompartilharDá+XP!


O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Posts Relacionados

Shopping Basket