FAQ do processo seletivo
Descubra tudo sobre o Processo Seletivo de Bolsistas do Laboratório Bridge! Se sua dúvida não estiver aqui, entre em contato conosco pelo selecao@bridge.ufsc.br
Estamos prontos para ajudar!
DÚVIDAS GERAIS
Nosso processo seletivo conta com as etapas de análise dos formulários de inscrição, correção dos desafios técnicos e uma entrevista individual com nossa equipe técnica. Algumas vagas contam ainda com uma etapa de dinâmica em grupo, antes da entrevista individual. Todas as etapas da vaga estarão informadas no formulário de inscrição.
Há um espaço no formulário de inscrição disponível para você colocar quais equipamentos ou serviços precisa para realizar as atividades no Processo Seletivo. Caso queira entrar em mais detalhes, pode entrar em contato através do selecao@bridge.ufsc.br. Faremos o possível para atender você da melhor forma.
Sim! Caso você seja selecionado em um de nossos processos seletivos de bolsista, podemos estabelecer um contrato de estágio.
Não. 😔 Hoje, nós não trabalhamos com bolsistas voluntários(as) em nossos projetos, apenas bolsistas de extensão que entram através dos nossos Processos Seletivos.
Não há um prazo máximo quanto ao período em que você pode ficar no Laboratório como Bolsista.
Nós esperamos que as pessoas selecionadas fiquem o máximo possível com a gente. Então, desde que esteja fazendo sentido para as duas partes, você pode permanecer no Laboratório até que seu vínculo com a UFSC se encerre.
Depende para qual vaga você está se aplicando. Algumas vagas possuem modalidade específica e você pode conferir esses detalhes no formulário de inscrição de cada vaga.
Mas no geral, os bridgers podem escolher trabalhar presencialmente, realizando suas atividades apenas no espaço físico do Laboratório, ou remotamente. Nesta modalidade, os bridgers realizam as atividades fora das dependências do Lab, mas ainda podem ir ao Bridge quantas vezes precisar na semana realizar suas atividades laborais, sem precisar definir dias fixos. Além disso, os bridgers que optam por trabalhar remotamente têm a possibilidade de solicitar empréstimo de equipamentos.
Você pode participar do b_discovery, nosso evento de divulgação do Bridge e das nossas vagas abertas. No evento, falamos sobre as atividades desenvolvidas, o dia-a-dia da equipe, responsabilidades da função, nossos projetos e nossa cultura! Também é um espaço para tirar qualquer dúvida sobre a vaga.
Você pode encontrar mais informações de como se inscrever no https://portal.bridge.ufsc.br/trabalheconosco/
Não ☹️ A ideia é que seja um momento síncrono para que vocês possam conversar com os membros da nossa equipe!
A troca de área de atuação é possível apenas para bolsistas que atuam há mais de um ano na mesma área. Bolsistas com menos de um ano de atuação e que têm interesse em trocar de área, devem se inscrever e participar normalmente do processo seletivo do Laboratório.
SOBRE A INSCRIÇÃO
Sim. É possível se inscrever em quantas vagas você quiser! Nesse caso, você vai precisar passar pelas etapas de cada área que se inscreveu, ok?
Como o Laboratório é vinculado à UFSC, nossos bolsistas precisam estar envolvidos em cursos ou disciplinas que se relacionem com as atividades desenvolvidas na área. Você não necessariamente precisa estar em um curso listado, mas demonstrar que cursou ou pretende cursar disciplinas relacionadas. Ah, em caso de aprovação será preciso estar cursando pelo menos uma disciplina por semestre que envolva conhecimentos da sua área aqui no Bridge.
Não. 😔 Infelizmente, por enquanto, somente estudantes matriculados na UFSC podem ser bolsistas no Laboratório.
Verifique sua caixa de entrada e spam. Ao concluir sua inscrição, você sempre recebe uma cópia das respostas que você preencheu no formulário. Caso não encontre, provavelmente seu formulário não foi enviado. Neste caso, pedimos que se inscreva novamente.
As inscrições para os nossos processos seletivos são feitas exclusivamente através do formulário de inscrição. Somente as informações solicitadas nele serão avaliadas. Quando houver vagas abertas, você encontrará os formulários de inscrição no nosso site.
Mande um e-mail pro contato selecao@bridge.ufsc.br, com seu nome completo e a vaga que se inscreveu, solicitando a substituição!
CRITÉRIOS E REQUISITOS DA VAGA
Não precisa se desvincular para participar do nosso Processo Seletivo. No entanto, em caso de aprovação, será preciso se desvincular de qualquer modalidade de bolsa (de outro programa do CNPq, da UFSC ou de outra agência de fomento – com exceção da Bolsa Estudantil instituída pela Resolução nº 32/CUn/2013, a Bolsa Permanência do Ministério da Educação conforme a Portaria nº 389/2013 e bolsas concedidas pelo Programa de Assistência Estudantil para Estudantes Indígenas e Quilombolas – PAIQ.), não participar de monitoria remunerada, estágio remunerado, nem possui vínculo empregatício. Para estudantes de pós-graduação, cabe ao(à) orientador(a) acadêmico(a) autorizar o recebimento da bolsa de extensão, observadas as normas do Programa de Pós-graduação ao qual o(a) estudante está vinculado(a).
Não ☹️ O IAA acima de 6 é um requisito para aprovação nas nossas vagas, e os bridgers bolsistas precisam manter o IAA acima de 6 para o recebimento da Bolsa.
Não ☹️ Temos como requisito para aprovação nas nossas vagas que sua matrícula seja do semestre vigente, ou seja, esteja ativa. Mas não se preocupe! Nossos processos seletivos costumam acontecer periodicamente, então fica de olho no nosso site, Instagram ou Linkedin que você consegue saber sempre que abrirmos novas oportunidades!
Depende. Algumas de nossas vagas possuem requisitos específicos para aprovação, como ter alguns semestres de graduação disponíveis para permanecer no Bridge antes da sua formatura. Esse tempo mínimo é para garantir que você tenha tempo suficiente para se desenvolver e aplicar seus conhecimentos com a gente.
Você pode conferir os requisitos mais detalhadamente no formulário de inscrição de cada vaga.
Depende. Para algumas vagas é necessário ou relevante ter conhecimentos técnicos, teóricos ou práticos, ter se envolvido em algum projeto ou ter cursado alguma disciplina específica. Sempre buscamos deixar explícito no formulário de inscrição quando há esses requisitos.
Ainda que não haja requisitos, aqueles que possuem conhecimentos relacionados às atividades da vaga podem se destacar durante o processo seletivo. Mas não se preocupe, também consideramos outros aspectos, como potencial de aprendizado e motivação para trabalhar com a gente!
Nessa primeira etapa, verificamos os requisitos mínimos estabelecidos para a vaga – esses requisitos são apresentados na descrição do formulário de inscrição, onde você pode conferi-los em detalhes. Também buscamos analisar como suas experiências profissionais, acadêmicas e até pessoais se relacionam com as atividades e responsabilidades desenvolvidas na vaga.
Ah! Vale destacar que, devido ao grande número de inscrições que recebemos, temos limitações quanto ao número de aprovações em cada etapa.
RETORNO DO PROCESSO
Buscamos realizar nossos processos seletivos da forma mais ágil possível, respeitando o tempo necessário para uma avaliação atenta e cuidadosa pela nossa equipe. Geralmente temos um intervalo mínimo de uma semana entre uma etapa e outra. Mas não se preocupe, as etapas seguintes são sempre agendadas previamente com as pessoas aprovadas nas etapas anteriores, ok?
Sim! Todas as pessoas inscritas recebem algum retorno do processo seletivo. Nas etapas de desafio, dinâmica em grupo e entrevistas, aqueles que não foram selecionados(as) também recebem um feedback sobre seu processo de seleção.
Não realizamos feedbacks na etapa da triagem devido ao grande volume de inscrições que recebemos. Nessa etapa, avaliamos os requisitos mínimos listados no formulário e buscamos identificar aqueles mais alinhados com as expectativas da vaga.