Capa post identidade visual forte
Tempo de Leitura: 4 minutos

3 passos para sua marca ter uma identidade visual forte

Nós vamos te provar que a identidade visual é essencial para a popularidade de uma marca! Aprenda como desenvolver e manter a sua.

Conteúdo produzido pelos designers Isabela Mosquini e Rodolpho Malvestiti.

Você já visitou o perfil de uma loja no Instagram e notou que tinha vários seguidores, se esforçava em postar frequentemente, mas passava um ar de desorganização? 🤔

Talvez você não tenha entendido o motivo dessa percepção negativa, mas vamos te explicar: pode ter a ver com a falta de identidade visual da marca.

Hoje em dia é essencial entender qual é a “cara” da sua marca, organização ou perfil que deseja que cresça. 

Por isso, hoje trouxemos os designers Isabela Mosquini e Rodolpho Malvestiti para darem dicas valiosas sobre como manter a identidade visual nas redes sociais. 

Mas… O que é identidade visual?

Falando de uma forma um pouco poética, a identidade visual é a alma da marca. Ela comunica os valores, missão, ideais e objetivos da sua marca, por meio de elementos gráficos pré-determinados.

Todos os elementos que são divulgados referentes a sua marca fazem parte da construção de uma identidade visual, desde a criação de uma logo até uma postagem nas redes sociais. Por isso, é importante que ela esteja de acordo com o que você quer transmitir. 

Uma identidade visual bem estruturada ajuda no processo de consolidação e garantia de um bom posicionamento frente ao público alvo. Além disso, ela ajuda na diferenciação de uma marca para a outra, tornando a sua marca única. 

Nas redes sociais, dar atenção aos elementos da identidade visual e garantir uma unidade/padronização entre os elementos gráficos pode fazer toda a diferença! 

Mesmo com um conceito fácil, colocar esse ideal em prática pode ser uma tarefa complicada. Se você deseja obter um resultado criativo e demonstrar dinamicidade, além de estar atualizado às tendências, é importante que as suas redes sociais estejam alinhadas a conceitos do design, já que o mesmo tem um enorme poder de comunicação.

Mas como alcançar bons resultados utilizando a identidade visual de uma marca nas redes sociais? 

3 elementos fundamentais para ter uma identidade visual forte

Para o desenvolvimento de uma identidade visual completa, que seja clara e compreensível, inumeráveis conceitos são necessários, mas calma! Você pode fazer um bom trabalho com ideias básicas e mais simples de pôr em prática. 😉

#1 – Tenha a sua própria paleta de cores


Definir uma paleta de cores é um dos passos essenciais para ter uma identidade visual coesa e padronizada.

Quantas vezes você já olhou para alguma propaganda relacionada a alimentação que utilizava as cores vermelho e amarelo e associou ao McDonald’s? Ou, quem sabe, viu uma postagem com um fundo azul-claro e lembrou do Laboratório Bridge? 😊

Pois é, ter uma paleta forte auxilia no reconhecimento da marca, pois gera uma memória visual no público. Se você não entende muito do assunto, uma opção é procurar paletas feitas por designers e que estejam disponíveis para uso público. Assim, você utilizará cores que tenham os contrastes necessários e mais combinem com a sua marca. Mas, atenção, fuja do óbvio! É importante que as cores demonstrem o que a sua marca tem de melhor.

#DicaDoBridger: O Instagram @awsmcolor publica paletas de cores das mais diversas, para todos os gostos e tipos. Que tal dar uma olhada e ver se de lá não sai a sua inspiração?

Imagem: Instagram @awsmcolor

#2 – Escolha famílias tipográficas que representam sua marca

Outro elemento de extrema importância é a tipografia, ou seja, os tipos de letras que a sua marca vai utilizar. Assim como a paleta de cores, um bom trabalho tipográfico auxilia no reconhecimento da marca. 

Para a escolha da família tipográfica ideal é necessário considerar a legibilidade da mesma, a capacidade de distinção e a mensagem que ela transmite

Por exemplo, letras com serifa (esses pequenos “pés” das letras, que estão representados na imagem), demonstram ideias mais sérias e/ou tradicionais. Se você deseja criar uma identidade visual para um consultório de advogados, provavelmente essa opção pode ser interessante.

Ilustração: Isabela Mosquini

#3 – Utilize elementos gráficos que se adequem à sua marca

Eles podem variar entre imagens, ícones, colagens, emojis e diversas outras figuras. Na criação de um universo visual para uma marca é importante estabelecer elementos gráficos que dão suporte e transmitem os conceitos desejados.

Aqui no Bridge, como buscamos uma comunicação mais divertida e pessoal, gostamos de utilizar emojis e stickers para exemplificar alguns elementos textuais e dar mais leveza ao conteúdo. 😊

Além disso, utilizamos em quase todas as peças de comunicação texturas de papel, post-its e fitas, tudo para dar um ar mais aconchegante, como se fosse um bloco de anotações de todos que contribuíram no conteúdo. 

Tudo isso reflete em um dos nossos valores:  “Compartilhar Dá + XP”. Ou seja, nossas postagens são feitas com a contribuição de diversos bridgers, buscando passar informação para todos que acompanham o Bridge, compartilhando a experiência que temos aqui dentro.

Ilustração: Isabela Mosquini

E aí, já tá pronto pra tornar a sua marca única? Se você curtiu o conteúdo, nos siga nas nossas redes sociais! Lá nós estamos sempre produzindo conteúdos com base na nossa identidade visual, vale a pena conferir e se inspirar.

Instagram | LinkedIn


O Laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), com equipes formadas por bolsistas graduandos, pós-graduandos e profissionais contratados. É orientado por professores do CTC e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC).

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter

Posts Relacionados

Shopping Basket