Capa post Junho Vermelho

Junho Vermelho: a campanha para doação de sangue

Entenda a importância da doação de sangue e conheça a iniciativa do Laboratório Bridge no Junho Vermelho

Conteúdo produzido por Marina Soares

Você já doou sangue? Ou, por acaso, tem medo e acha que o seu esforço pode não fazer muita diferença? Na verdade, saiba que cada doação importa. Por isso, junho foi escolhido como o mês para educar a população sobre a importância da doação de sangue!

Aqui no Bridge, não é diferente. A campanha do Junho Vermelho entrou no Laboratório para conscientizar toda a galera. Que saber mais sobre porque é importante incentivar a doação de sangue? Vem com a gente.

Você vai conferir o artigo completo com:

• A importância da doação de sangue
  • Quantos ml uma pessoa doa?
  • Qual a situação dos estoques em Santa Catarina?
  • Junho Vermelho no Laboratório Bridge
  • Te convencemos? Vem entender como ajudar

A importância da doação de sangue

Diversos são os motivos para que as pessoas não doem sangue. Algumas, na correria do dia a dia, acabam esquecendo. Outras não passam nos requisitos ou tem medo de agulha. O resultado é que menos de 2% da população brasileira doa sangue. São 16 doadores a cada mil habitantes.

A percentagem está de acordo com o orientado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, mas não chega a ser o suficiente para que os hospitais públicos e privados tenham um estoque suficiente.

E essa falta de doadores assíduos e dispostos a ajudar afeta quem mais precisa. Regularmente, os Hemocentros de todo o Brasil precisam buscar diferentes meios e campanhas para abastecer os estoques. A baixa nas doações afeta desde os acidentados até os pacientes de doenças crônicas.

Quantos ml uma pessoa doa?

Na doação de sangue, cerca de 450 ml de sangue são coletados. Essa quantidade é baixa e o organismo consegue repor em menos de um dia sem qualquer tipo de problema, mas é importante que o doador esteja bem alimentado e hidratado antes e depois da coleta.

Essa pequena quantidade, que pode parecer pouco, pode ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas!

Qual a situação dos estoques em Santa Catarina?

No Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, o Hemosc, o maior apelo é pelos doadores de tipo A+, O- e O+, mas é importante ressaltar que todo tipo de sangue é importante! Para ter uma noção, nos primeiros seis meses de 2021, o estado recolheu cerca de 60 mil bolsas de sangue. Só que, no mesmo período, foram necessárias 85 mil bolsas de sangue para transfusões.

Esses dados representam a constante falta de doadores de sangue pelo qual os hemocentros passam. Então, como ajudar a mudar essa realidade?

Junho Vermelho no Laboratório Bridge

Aqui no Laboratório Bridge aderimos a campanha do Junho Vermelho, que busca incentivar a doação de sangue por parte dos colaboradores.

A campanha faz parte de um projeto maior do Laboratório, o b_healthy, que busca promover a saúde entre os bridgers. Para 2021, a ideia é que em cada mês um tema diferente seja abordado. E, como Junho é reconhecido como o mês do incentivo à doação, resolvemos nos juntar à causa!

Em um formato de jogo (bem no estilo bridger), os colaboradores que realizaram a doação ou postaram em suas redes sociais um incentivo para as pessoas doarem, receberam +10XP na competição do b_healthy.

Essa trilha de conhecimento da saúde busca incentivar causas importantes por meio de uma competição saudável, algo natural da cultura nerd do Bridge!

A Maria Laura Perão, bridger do núcleo de Gestão de Pessoas e envolvida no b_healthy, fica feliz de fazer parte da iniciativa.

“Um dos principais papéis que podemos ter é divulgar a informação e conscientizar sobre causas importantes! Essas iniciativas se relacionam muito com a missão do Bridge, que é contribuir para o bem das pessoas com tecnologia e informação”

Nosso Junho Vermelho contou com divulgação interna nos nossos canais oficiais de comunicação e stories para serem divulgados nos perfis pessoais dos bridgers no Instagram. Ambos serviram de incentivo interno e externo para a doação e conscientização da importância do ato!

Te convencemos? Vem entender como ajudar!

Mas, e você, como pode ajudar? É fácil: é só procurar pelo Hemocentro mais perto de você e agendar a sua doação pelo telefone ou pelo site. É só jogar no Google Maps a palavra “hemocentro” que diversos pontos aparecerão!

Chegando lá, você responderá uma série de perguntas, que servirão como uma triagem dos doadores. Passando na triagem, você vai realmente realizar a doção do sangue. E, melhor ainda, você ganha um lanchinho super delicioso no fim.

E aí, vamos contribuir para um mundo mais solidário?

Desde 2013, desenvolvemos sistemas e aplicativos para gerenciamento da saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).